9 Princípios que precisamos levar em conta em nossa liderança no Ministério

Ter um ministério nem sempre é uma tarefa fácil. Conciliar nossas tarefas seculares, nossa família e demais coisas pode deixar qualquer um apreensivo.

Se você chegou até este artigo, convido-o a fazer uma análise de seu ministério e de sua liderança tendo como “norte” os itens abaixo. Para escrevê-lo, usei a base do livro Um Ministério com Propósitos Para Líderes de Jovens. Aprecie a leitura e não esqueça de comentar


Muitas vezes em nossos ministérios ficamos sobrecarregados de funções ou ficamos tão focados em uma tarefa específica que esquecemos de olhar o “macro”, dar aqueles dois passos para trás e avaliar a saúde de nosso ministério e de nossa liderança.

Neste artigo, abordaremos 9 princípios de liderança que devemos levar em conta.

1º Princípio – PODER DE DEUS

Trabalhar com líderes devotados e sinceros

A boa saúde de um ministério começa quando levamos a sério o poder de Deus em nossa própria vida espiritual. Existe uma relação direta entre a vitalidade espiritual do líder e um ministério sadio. Muitas vezes vemos o treinamento do ministério hoje em dia enfatizar como fazer a obra de Deus menosprezando a ideia de como ser uma pessoa de Deus.

2º Princípio – PROPÓSITO

Descobrir por que nosso ministério existe e desenvolvê-lo com inteligência e liderança

Muitas vezes o ministério segue uma mentalidade imediatista. Esta seção enfatiza a importância de conceber um projeto para o ministério baseado nos cinco propósitos do Novo Testamento que uma igreja sadia deve cultivar.

Os cinco propósitos citados acima são:
1- Evangelização
2- Adoração
3- Comunhão
4- Discipulado
5- Ministério

A descoberta dos propósitos é somente o início. A saúde genuína começa com a sua capacidade de transmiti-los e continua conforme você aprende a estabelecer uma liderança que os confirme, para que as pessoas tenham uma meta estimulante e um exemplo de crescimento.

3º Princípio – PÚBLICO EM POTENCIAL

Identificar os alunos-alvo desses propósitos

Não é raro num ministério estabelecer um programa para estudantes que não existem ou criar um programa sem levar em conta os diferentes níveis de compromissos. Lembre-se de identificar as diferenças de compromisso espiritual de seus liderados para que seus programas sejam mais eficazes.

4º Princípio – PROGRAMAS

Decidir quais programas atingirão seu público em potencial e ajudarão a cumprir os propósitos de Deus

Os programas são um meio de alcançar as pessoas em vários níveis e cumprir os da igreja. A equação para organizar um programa deve seguir este raciocínio:

Propósito + Público em Potencial = Programa

Ter isto em mente irá auxiliá-lo a concentrar-se na construção de processos saudáveis ou propósitos de evangelização, comunhão, discipulado, ministério e adoração em seu ministério e na vida dos liderados.

5º Princípio – PROCESSO

Expor seus programas para poder ajudar as pessoas a caminhar em direção à maturidade espiritual

O processo faz com que os estudantes percebam onde se encontram no projeto de crescimento espiritual de seu ministério. Ele pode ser representado na forma de um funil, de uma pirâmide ou de qualquer coisa que ilustre uma estrutura para os propósitos e programas.

6º Princípio – PLANEJAMENTO DE VALORES

Definir quais valores podem fortalecer seu ministério e enfatizar seus propósitos

As pessoas possuem valores, atitudes, estilos e crenças que influenciam suas vidas. Um ministério sadio deve identificar os principais valores e usá-los para fortalecer o próprio ministério. Quando você terminar de estudar este princípio, saberá que

  • Os propósitos revelam o porquê de seu ministério,
  • O público em potencial define quem você planeja atingir,
  • Os programas esboçam como você pretende atingir seu alvo e cumprir um propósito,
  • O processo revela para onde você quer que os estudantes sigam visando o crescimento espiritual,
  • Os valores planejados mostram o que é importante para seu ministério e
  • O poder de Deus determina quando o crescimento vai acontecer.

7º Princípio – Família

Fazer parceria com a família para tomar o ministério e a igreja mais fortes

O ministério não pode ser sadio se estiver isolado da família. E necessária uma atenção constante em relação à estratégia de potencializar o papel valioso dos pais, filhos e parentes como parceiros, para que ajudem seus estudantes da palavra e liderados a alcançar plenitude espiritual. Ainda que nem os estudantes nem os familiares busquem espontaneamente a integração total, há maneiras de construir um ministério em harmonia com a família.

8º Princípio – PARTICIPAÇÃO DOS LÍDERES

Procurar voluntários e transformá-los em ministros que cumpram os propósitos

Um ministério sadio é construído com base numa liderança de voluntários adultos que demonstrem sua dedicação cuidando e construindo relacionamentos com os estudantes e ajudando-os a fortalecer sua fé. A saúde desponta quando líderes adultos passam de meros coordenadores de eventos a líderes de fato.

9- Princípio – PERSEVERANÇA

Aprender a lidar com as grandes responsabilidades, os problemas de disciplina e a aventura de mudar

O ministério não é uma tarefa fácil, como se pode ver pelo alto grau de rotatividade de líderes. Esta seção descreve como administrar o tempo, lidar com os problemas dos estudantes, combater a política da igreja e fazer mudanças sábias antes que essas questões conduzam à derrota

Dicas Importantes

Não compare seu ministério com nenhum outro. A comparação não é construtiva, pois fará com que você se sinta mal e pense: “nós somos piores”, ou se torne arrogante e diga: “nós somos melhores”.

Não se sinta culpado pelas coisas que não conseguirá fazer. Você encontrará muitas ideias e princípios neste estudo, conforme for assimilando as informações, determine o que pode funcionar e faça uma adaptação para a sua própria realidade.

É preciso tempo para construir um ministério sadio. Roma não foi feita em um dia e tampouco será assim com seu ministério. Seja paciente, realista e estratégico acerca de quais princípios terão prioridade. Pode levar até dois anos para que você comece a ver algum resultado. Tenha paciência, trabalhe com inteligência, confie na sabedoria de Deus e não tenha receio de pedir ajuda aos outros.


Aqui abordamos alguns itens do livro Um Ministério com Propósitos Para Líderes de Jovens. Comente se foi útil e compartilhe!

Gostou deste artigo? Quer aprender mais da bíblia? navegue pelos nossos menus e conheça nossa sessão “Compreendendo a Bíblia
Quer pedir algum artigo, ser nosso patrocinador ou nos enviar um “olá”? clique aqui

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *