Qual tem sido a sua obra?

Texto base: apocalipse 3.15-16

Apocalipse 3.15-16
15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! 16 Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar te ei da minha boca.

Introdução

Neste estudo, embora pareça, a ideia aqui não é trazer um texto exortativo, mas sim reflexivo! Eu realmente espero que após esta mensagem, você tenha o desejo de pensar sobre o assunto e que algo aconteça na sua vida.

Quando pensamos neste versículo o que nos vem a mente? Para Entendermos precisamos primeiro fazer uma reflexão do que é ser morno neste texto. Temos que ressaltar que o livro onde lemos isto retrata sobre os fins dos tempos e de um juízo final.

Pense em alguém lhe fazendo perguntas do por que você fez o que fez e da forma que fez. Por que você não fez algo que deveria ter feito. Por que você agiu desta forma em dado momento da sua vida?
Nós somos levados interpretar este texto como Cristãos que somos, aplicando apenas na igreja, em nosso ministério, mas outros dois textos bíblicos nos convidam a elevar a dimensão da interpretação:

Mateus 5.13-16
13 Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. 14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; 15 Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. 16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

Romanos 12.2
Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Quando analisamos também os textos acima, vemos que precisamos ser diferentes em todos os ambientes, não apenas na igreja e não apenas na “vida espiritual”, se é que há como separar vida espiritual de outra vida que temos…rsrs (explanar sobre isso)

O motivo de eu pensar assim é entender que nossa vida é uma só. Temos nosso trabalho, família, ministério. Se um deles não está bem, o resto é impactado. Nossa comunhão com Deus afeta todas as áreas de nossa vida, afeta nossas decisões, afeta nossas prioridades, afeta tudo!

Adolescentes 

adolescentes

Quando adolescentes, nós queremos nos enturmar, fazer amigos, e não há nada de errado nisso, mas precisamos observar:

Salmos 1.1,2
1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2 Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.

O Empreendedor e palestrante Jim Rohn diz que nós somos a média das 5 pessoas que mais convivemos.
Eu não acredito 100% nisto,  pois se assim o fosse, Jesus seria pecador e Judas Iscariotes não seria corrupto. Mas de forma geral, somos influenciados pelas pessoas que nos cercam, podemos dar um bom conselho ou arruinar uma vida, apenas com nossas palavras, julgamentos e ações.
Por favor, compreenda o que quero dizer aqui, não estou afirmando que você não possa ter amizades com não cristãos ou algo do tipo. Estou dizendo que, segundo as escrituras, você não pode se deixar levar por eles. Ter pessoas do mundo como confidentes e melhores amigos é perigoso olhando pela ótica de conselhos e palpites pela luz da bíblia. Apenas para ilustrar, podemos comparar os conselhos em alguns tópicos, como:

  • Termino de namoro
  • Sair escondido dos pais
  • Colar nas provas
  • Pequenos furtos em lojas
  • Fazer pequenos infrações contra a lei

Jovens

Na vida entre jovem e adulto, muitas coisas aparecem:

  • Convite para festas
  • Ampliação de nosso circulo social
  • Conhecemos muitas pessoas novas interessantes

…e com isso, vem junto:

  • Bebidas
  • Drogas
  • Ficadas sem compromisso

Estar um pé na igreja e outro no mundo. é o mesmo que morno fazer algo relaxado, criar atalhos em tudo o que lhe é proposto ou imposto, é o mesmo que morno Não iluminar o ambiente, ser apenas mais um na multidão, é o mesmo que morno. Não acrescentar tempero é o mesmo que morno. Não provocar sede de Cristo nas pessoas ao redor, é o mesmo que morno.

Na vida Adulda

Na vida adulta, surgem inúmeros empecilhos para que nos tornemos mornos:

  • Casamento
  • Filhos
  • Trabalho de verdade, de onde precisamos tirar o sustento
  • e por ai vai…

Temos muito mais coisas para gerir, é verdade, mas temos muito mais experiência de vida também. Não dá pra ficar de “mimimi” até depois de velho.. rsrs
Ouvi o Marcio Sergio Cortella, aquele filósofo dizendo sobre as pessoas que tentam enganar Deus:

Caso o video acima falhe, segue link:
https://www.youtube.com/watch?v=_WWFeUayjkg

Ele não é Cristão, mas tem algum pouco conhecimento da bíblia, ele diz: “Acho bobas algumas pessoas, elas querem enganar a própria crença. Elas escolhem o culto ou missa por motivos banais, falsos: Escolhem a reunião que tem a menor duração, buscam outras coisas quando estão na igreja que não é Deus”

Ele ainda diz:

  • “Chamam Deus de Todo Poderoso e acha que não vai saber que você usa essas artimanhas? que vem fazer algo que não querem, que buscam atalhos para não fazer o correto?”
  • Então porque vem se é para fazer errado? Se é para cumprir parcialmente aquilo que se acredita?

Eu acredito firmemente que nosso maior ministério não está é quatro paredes de um templo. Nosso maior ministério é a vida que levamos lá fora. é Como nos portamos, como somos, o que fazermos e falamos. Dentro do templo apenas reflete a vida que levamos fora dele
Ao ser humano, é comum:

  • Não buscar a Deus lá fora, mas querer que Ele se manifeste no culto
  • Não “pagar o preço” lá fora, mas querer demonstrar santidade no culto
  • Não dar o nosso melhor, não buscar crescer em nossos estudos bíblicos, não ser diferente, não ser a luz que ilumina, mas no culto querer que tudo esteja claro.

Não estudamos a bíblia, não oramos, não buscamos a Deus, nem abrimos a boca pra cantar, nem sabemos orar com a voz alta, nossos joelhos doem em poucos segundos com eles após dobrados em terra, nossa comunhão enfraquece a cada dia.

Sequer temos opinião 

Não nos metemos em politica, não nos metemos em religião, não nos metemos em educação, não nos metemos no porte de armas, não nos metemos em nada, não fazemos a diferença em nada que participamos. Nada nós temos opinião, nunca queremos ofender, nunca queremos nos exaltar, nunca nos mostramos, sempre acoados, deixando que outros façam nosso trabalho.

Sacrificial

Para sermos luz, nós temos que estudar com afinco, dar nosso melhor, fazer com interesse, mesmo que em muitos momentos seja sacrificial

Mateus 5.40-44
40 E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga Ihe também a capa;
41 E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
42 Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que Ihe emprestes.
43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
44 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem

Surpreenda e dê seu melhor em áreas como:

  • Provas e trabalhos
  • Concursos
  • Estudo de idiomas
  • Estudos técnicos
  • Seu inicio na carreira de trabalho

Termino dizendo

Eclesiastes 12.11 Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;
O que estamos fazendo aqui? Nós fizemos a diferença hoje?
Se hoje o Senhor medisse nossa temperatura agora, estaríamos como?
Graça a Paz!


Lembrem-se:
Vós sois o sal da terra e luz do mundo

Gostou deste artigo? Quer aprender mais da bíblia? navegue pelos nossos menus e conheça nossa sessão “Compreendendo a Bíblia
Quer pedir algum artigo, ser nosso patrocinador ou nos enviar um “olá”? clique aqui

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *