É correto pular carnaval?

Neste artigo abordaremos um assunto muito falado nas igrejas, mas que ainda geram dúvidas, principalmente aos cristãos recém convertidos: É correto pular Carnaval?

Neste artigo abordaremos um assunto muito falado nas igrejas, mas que ainda geram dúvidas, principalmente aos cristãos recém convertidos: É correto pular Carnaval?

Para respondermos esta pergunta, analisaremos a história do Carnaval e o que a bíblia nos mostra quanto à prática

História do Carnaval

Buscando na internet, temos diversas versões e variações, aqui abordarei uma das mais aceitas:

A origem do carnaval se relaciona com as festas de cultos a falsos deuses egípcios, onde mulheres e crianças dançavam, em festas, mascaradas, querendo espantar os demônios das más colheitas e homenageando a deusa egípcia Ísis e o touro Ápis. Mais tarde, relacionou-se ao culto a Dionísio, ritual que acontecia na Grécia, entre os anos 605 e 527 a.C. e agora, com os ídolos africanos, católicos e esotéricos.

O vocábulo advém da expressão latina “carrum novalis” (carro naval), uma espécie de carro alegórico em forma de barco, com o qual os romanos inauguravam suas comemorações e do latim “carnem levare“, modificada depois para “carne, vale!” (adeus, carne!), palavra originada entre os séculos XI e XII que designava a quarta-feira de cinzas, onde a apostasia religiosa finge combater o mal. No Brasil a origem do carnaval foi a festa feita pelo povo para receber a Família Real e depois, no início dos anos 20, o surgimento dos cordões; o carnaval de hoje, com drogas, bebedeiras, roubos, sexo desenfreado, etc.

Idolatria do Egito escondida atrás desta festa pagã:

TOURO ÁPIS: Touro venerado em Mênfis, onde tinha um templo especialmente para ele, e parece que era sacrificado após certo tempo de “reinado”. Representa um símbolo de fecundidade; símbolo de renascimento e vida eterna

2 Pedro 2:20: “Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo pelo pleno conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, ficam de novo envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior que o primeiro.”

ÍSIS: Adorada como senhora do Céu, a grande estrela da manhã, a luz que anunciava o nascimento do Sol, seu pai…dizendo ser senhora de todos os deuses, senhora de todas as magias e encantamentos, cuja fama ultrapassou as fronteiras do Egito, pois os gregos viram nela um misto de Hera e Afrodite, os romanos a cultuaram. Sua fama correu o mundo e na Gália, seu templo, chamado “Per-Isis”, segundo uma corrente de egiptólogos, teria originado o nome de Paris, a capital da França.

Se você pula carnaval, lembre-se da adoração de outros deuses, e de como o Senhor desagrada-se nisso.

Ir ao carnaval é considerado uma festa ao deuses citados a cima, portanto, você estará rendendo seu respeito e seu tempo, em outras palavras, cultuando os deuses, e isso não vem de Deus

Mateus 6:24: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.”

Carnaval na atualidade

Na atualidade, embora muitos ignoram a questão de outros deuses, temos a questão de testemunho e conduta.

Uma festa focada no prazer, no sexo descompromissado, bebidas, drogas, não há como acabar bem.

Se olharmos à luz da palavra, Deus sempre foca na seriedade da família, do comprometimento, e o carnaval visa totalmente o inverso.

Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
1 Pedro 1:16

Busque a seriedade na casa do Senhor, seja separado, seja santo.

Espero que este artigo possa esclarecer sua consciência sobre esta festa que não lhe ajudará a chegar mais próximo a Deus,

Caso você tenha duvidas, ou deseje mais informações, deixe seu comentário, ou se preferir, mande um e-mail para [email protected].

Gostou deste artigo? Quer aprender mais da bíblia? navegue pelos nossos menus e conheça nossa sessão “Compreendendo a Bíblia
Quer pedir algum artigo, ser nosso patrocinador ou nos enviar um “olá”? clique aqui

Compartilhe…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Veja também