domingo , abril 21 2019
Breaking News
Home / Esboços de sermões / Esboço – Deus age em nosso favor | Esdras 4

Esboço – Deus age em nosso favor | Esdras 4

Esboço – Deus age em nosso favor | Esdras 4

Título: Deus age em nosso favorTexto base: Esdras 4

Introdução

Primeiro vemos como o inimigo age, as táticas do inimigo. Não se vence guerra com o inimigo te surpreendendo. Depois vem a ação do inimigo contra nós, sejam homens ou demônios Em seguida a parte profética, pois enquanto o diabo age, Deus também age simultaneamente a nosso favor

Situando-nos no texto

  • Aqui estamos falando de aproximadamente 515 aC e 440 aC
  • O tempo que nós estamos falando de reconstruir é aquele que Salomão construiu em 990aC (1 Reis 6.1) e que foi destruído por Nabucodonosor em 586aC (2 Crônicas 36.7)
  • Então, em 515aC, Ciro emite um decreto liberando os judeus exilados a voltarem a Jerusalém sob a liderança de Zorobabel. Eles montam imediatamente o altar no lugar apropriado e começam a oferecer sacrifícios ao nosso Deus.

Obs. Abaixo temos o texto completo, ou leremos os versículos durante a mensagem, sinta-se livre

 


Faremos a leitura completa abaixo, se preferir, clique aqui para ocultar os versículos acima e prosseguir a leitura
Esdras 4.1-24

1 Quando os inimigos de Judá e de Benjamim souberam que os exilados estavam reconstruindo o templo do Senhor, o Deus de Israel,

2 foram falar com Zorobabel e com os chefes das famílias: “Vamos ajudá-los nessa obra porque, como vocês, nós buscamos o Deus de vocês e temos sacrificado a ele desde a época de Esar-Hadom, rei da Assíria, que nos trouxe para cá”.

3 Contudo, Zorobabel, Jesua e os demais chefes das famílias de Israel responderam: “Não compete a vocês a reconstrução do tem­plo de nosso Deus. Somente nós o construire­mos para o Senhor, o Deus de Israel, conforme Ciro, o rei da Pérsia, nos ordenou”.

4 Então a gente da região começou a desanimar o povo de Judá e a atemorizá-lo, para que não continuasse a construção.

5 Pa­garam alguns funcionários para que se opuses­sem ao povo e frustrassem o seu plano. E fize­ram isso durante todo o reinado de Ciro até o reinado de Dario, reis da Pérsia.

6 No início do reinado de Xerxes, apre­sentaram uma acusação contra o povo de Judá e de Jerusalém.

7 E nos dias de Artaxerxes, rei da Pérsia, Bislão, Mitredate, Tabeel e o restante dos seus companheiros escreveram uma carta a Artaxer­xes. A carta foi escrita em aramaico, com caracteres aramaicos.

8 O comandante Reum e o secretário Sinsai escreveram uma carta contra Jerusalém ao rei Artaxerxes:

9 O comandante Reum e o secretário Sinsai, e o restante de seus companheiros – os juízes e os oficiais de Trípoli, da Pérsia, de Ereque e da Babilônia, os elamitas de Susã,

10 e das outras nações que o grande e renomado Assurbanípal deportou e assentou na cidade de Samaria e noutros lugares a oeste do Eufrates – escreveram, nos seguintes termos:

11 (Esta é uma cópia da carta que lhe enviaram.)
“Ao rei Artaxerxes,
“De seus servos que vivem a oeste do Eufrates:

12 “Informamos o rei que os judeus que chegaram a nós da tua parte vieram a Jerusalém e estão reconstruindo aquela cida­de rebelde e má. Estão fazendo reparos nos muros e consertando os alicerces.

13 “Além disso, é preciso que o rei saiba que, se essa cidade for reconstruída e os seus muros reparados, não mais se pagarão impos­tos, tributos ou taxas, e as rendas do rei sofre­rão prejuízo.

14 Agora, visto que estamos a serviço do palácio e não nos é conveniente ver a desonra do rei, nós enviamos esta mensa­gem ao rei,

15 a fim de que se faça uma pesquisa nos arquivos de seus antecessores. Nesses arquivos o rei descobrirá e saberá que essa cidade é uma cidade rebelde, problemática para reis e províncias, um lugar de revoltas desde épocas antigas, motivo pelo qual foi destruída.

16 Informamos ao rei que, se essa cidade for reconstruída e seus muros reparados, nada sobrará a oeste do Eufrates”.

17 O rei enviou-lhes a seguinte resposta:
“Ao comandante Reum, ao secretário Sinsai e aos seus demais companheiros que vivem em Samaria e em outras partes, a oeste do Eufrates:
“Saudações de paz!

18 “A carta que vocês nos enviaram foi traduzida e lida na minha presença.

19 Sob minhas ordens fez-se uma pesquisa e descobriu-se que essa cidade tem uma longa história de rebeldia contra os reis e que tem sido um lugar de rebeliões e revoltas.

20 Jerusa­lém teve reis poderosos que governaram toda a região a oeste do Eufrates, aos quais se paga­vam impostos, tributos e taxas.

21 Ordene agora a esses homens que parem a obra, para que essa cidade não seja reconstruída enquanto eu não mandar.

22 Tenham cuidado, não sejam negli­gentes neste assunto, para que os interesses reais não sofram prejuízo”.

23 Lida a cópia da carta do rei Artaxerxes para Reum, para o secretário Sinsai e para os seus companheiros, eles foram depressa a Jerusalém e forçaram os judeus a parar a obra.

24 Assim a obra do templo de Deus em Jerusalém foi interrompida e ficou parada até o segundo ano do reinado de Dario, rei da Pérsia.


Agora sim, situados estamos, vamos à mensagem:

O que faremos: pegaremos a interpretação do texto (a bíblia contém apenas 1 interpretação) e colocaremos as aplicações em nossa vida (isto sim, a bíblia possui muitas aplicações).

Verso 4.1

1 Ouvindo os adversários de Judá e Benjamim que os que voltaram do cativeiro edificavam o templo ao SENHOR, Deus de Israel,
Primeira coisa que aprendemos: ao fazermos coisas de Deus, teremos inimigos

Verso 4.2

2 chegaram-se a Zorobabel e aos cabeças de famílias e lhes disseram: Deixai-nos edificar convosco, porque, como vós, buscaremos a vosso Deus; como também já lhe sacrificamos desde os dias de Esar-Hadom, rei da Assíria, que nos fez subir para aqui.

Inimigo querendo se ajuntar?
Aprendo que muitos inimigos, se não poderem nos prejudicar por fora, vão tentar se infiltrar pra poder danificar por dentro.

Cuidado com os bajuladores, cuidado com aqueles que se achegam e só ficam dispensando elogios.

(Abrindo um parenteses, é importante para o nosso crescimento de fato fugir de bajuladores, pois ainda que só queiram o nosso bem, falar apenas o que queremos ouvir é ruim para nosso ego, para nosso sucesso e para nosso crescimento). Uma amizade saudável deve haver discordâncias. Uma equipe deve discordar para crescer, várias cabeças devem pensar diferente para extrairmos as melhores idéias.)

Verso 4.3

3 Porém Zorobabel, Jesua e os outros cabeças de famílias lhes responderam: Nada tendes conosco na edificação da casa a nosso Deus; nós mesmos, sozinhos, a edificaremos ao SENHOR, Deus de Israel, como nos ordenou Ciro, rei da Pérsia.

Contudo o povo de israel ja era claro: Não é da conta de vocês.. simples assim

Sabe o que eu aprendo: nossa amizade ou nosso “senso de coleguismos” não pode ser superior às verdades bíblicas. A amor com repreensão deve ser maior que o orgulho ferido.

Ex. um pastor deve repreender uma ovelha errada, ele não pode passar a mão na cabeça. Um amigo, precisa corrigir o outro, mesmo que isto signifique a perda da amizade. Não podemos aceitar o erro, o pecado, ou o que quer que seja, e ficarmos calados, fingindo que está tudo bem.

Verso 4.4

4 Então, as gentes da terra desanimaram o povo de Judá, inquietando-o no edificar;

Desanimar o povo de Israel, e a atemorizá-lo
Sabe o que eu aprendo? Preocupação
O inimigo muitas vezes nos lota de preocupação para que não tenhamos tempo de vir pra igreja fazer a obra do Senhor. ele simplesmente entope nossa cabeça com tanta coisa, que não damos importância ao que de fato importa.

Não digo para você ser oba oba, e nunca pensar em nada.. sair desligando de tudo e não se importar com o sustento da casa, nem nada disso.
Nós temos que pensar sim nas contas, nos planejamentos, nos cursos para nos aperfeiçoarmos e podermos ganhar mais dinheiro, mas nunca permitir que isto tire o foco de nossa obra com Deus.. a propósito já deixo a pergunta: Qual é sua obra com Deus atualmente? no que você tem se empenhado com Deus neste momento?

Em outras traduções, é usada a palavra “atemorizar”, é justamente para você perder o centro das decisões, ser precipitado, falhar na tomada de decisão.. isto é uma forma realmente comum do inimigo agir

Verso 4.5

5 alugaram contra eles conselheiros para frustrarem o seu plano, todos os dias de Ciro, rei da Pérsia, até ao reinado de Dario, rei da Pérsia.

Alugaram conselheiros para fazer eles desistirem do plano

Isto é comum, pois até hoje podemos ter pessoas que aparentemente são melhores que você, sabem mais do que você, se dizem mais religiosos que você e dão conselhos que não são bíblicos, que foram negados por Jesus.

Cuidado para com quem você dá ouvidos. Simples assim: não é bíblico, não é de Jesus: não serve!

Irá contrariar algo ordenado por Jesus: não serve
Como fazemos para saber se um conselho serve para nós?
É pra isto que estão aqui os pastores e presbíteros. Tem dúvida, teremos um imenso prazer em responder se a bíblia aprova determinada coisa.


Verso 4.6

6 No princípio do reinado de Assuero, escreveram uma acusação contra os habitantes de Judá e de Jerusalém.

Escreveram uma acusação contra o povo de Jerusalém

Essa também é velha..rrsrs

Vem acusação, vem coisa sem saber, vem achismo, vem tudo.. na hora de te fazer parar, pro inimigo vale tudo

Mentira, calúnia.. isso é normal. Cabe a nós saber lidar com isso e perseverar. Vamos vencer essa batalha.

Versos 4.7 até 4.22

Obs. Aqui o texto aborda detalhes que abrem o leque da mensagem. Para não ficar ainda mais extenso o texto, se quiser ler esta parte, você pode voltar acima, onde encontram-se todos os versículos.

Os inimigos do povo de Israel escreve uma carta ao rei Ataxerxes alegando que se o rei deixar o povo reconstruir a cidade, eles pararão de pagar impostos e que isso será uma grande afronta ao rei. E ainda pedem ao rei que consulte os arquivos históricos que ele verá que historicamente falando, este povo é rebelde e justamente por isso, a cidade foi destruída.

Verso 4.23

23 Lida a cópia da carta do rei Artaxerxes para Reum, para o secretário Sinsai e para os seus companheiros, eles foram depressa a Jerusalém e forçaram os judeus a parar a obra.

Apressadamente: o inimigo tem pressa.
Para fazer mal, o povo tem pressa

as vezes no lugar é tanta energia negativa, tanta vagabundagem, tanta politicagem, tanta gente querendo não cooperar, querendo não ajudar.. que o stress bate, a imunidade baixa, o cara se arrebenta.. talvez eu seja esse cara..

Verso 4.24

24 Cessou, pois, a obra da Casa de Deus, a qual estava em Jerusalém; e isso até ao segundo ano do reinado de Dario, rei da Pérsia.

Então parou a obra da casa da Deus.. O inimigo consegue parar a construção do tempo

O que eu aprendo? que o inimigo também consegue vitórias parciais, vitórias temporárias

Nossa vida de crente é só Vitória? nope.. não e não

Ai temos a pergunta: por que Deus permite que o inimigo ganhe espaço e muitas vezes vença algumas batalhas?
Para nos tornar mais prudentes, para nos tornar mais sábios

A bíblia diz em Lucas 6.8 que os filhos das trevas são mais astutos do que os filhos da Luz

Nós cristãos muitas vezes queremos que Deus faça tudo por nós, murmuramos, queremos que Ele resolva o que é da nossa alçada, ou simplesmente queremos adiantar o tempo dele, colhendo uma bênção que talvez não estamos prontos.

Romanos 5.3,4

A tribulação é o que nos faz perseverarmos, avançarmos, subirmos de nível.
Ela nos molda e nos deixa mais resistentes.

Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança;
a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança.

Por causa do inimigo, você

  • Se fortalece
  • Fica mais prudente
  • Fica mais vigilante
  • Aprende novas táticas, se aprimora
  • Você é promovido!.

O que seria de Moisés, se não fosse Faraó?
O que seria de Davi, se não fosse Golias?
O que seria de Daniel, sem os inimigos do Reino? nunca teria sido 1º ministro
Será que nossa crença em Jesus seria a mesma se não fosse a morte?

Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória? “
Lucas 24:26


Em resumo, o inimigo:

  • Se disfarça de bajulador
  • Tenta se infiltrar no meio
  • Tenta de debilitar
  • Tenta te inquietar
  • Tenta força bruta
  • Tenta frustar seu plano
  • Tenta acabar com teu sonho
  • Diz q não é possível
  • Até consegue algumas vitórias parciais

Mas…

Enquanto o diabo está agindo, Deus também vem agindo por nós

Esdras 6.1-4

1 O rei Dario mandou então fazer uma pesquisa nos arquivos da Babilônia, que estavam nos locais em que se guardavam os tesouros.
2 Encontrou-se um rolo na cidadela de Ecbatana, na província da Mé­dia, e nele estava escrito o seguinte, que Dario comunicou:
3 “No primeiro ano do seu reinado, o rei Ciro promulgou um decreto acerca do templo de Deus em Jerusalém, nestes termos:
4 com três carreiras de pedras grandes e uma carreira de madeira. O custo será pago pela tesouraria do rei.

O que eu aprendo:
Que o inimigo pode até pausar a obra, mas a verdade vem a tona, o que era encoberto passa a ser visto, o que é injusto, passa a ser justo. A verdade vem a tona!

Olha o que Deus faz com os inimigos.. sem mimimi

Verso 6.6-7

6 “Agora, então, Tatenai, governador do território situado a oeste do Eufrates, e Setar-Bozenai, e vocês, oficiais dessa província e amigos deles, mantenham-se afastados de lá.
7 Não interfiram na obra que se faz nesse templo de Deus. Deixem o governador e os líderes dos judeus reconstruírem esse templo de Deus em seu antigo local.

Deus afasta todos os inimigos, tira qualquer impedimento, rompe qualquer barreira. Aquilo que Ele planejou irá se cumprir.

Verso 6.11

11 “Além disso, determino que, se al­guém alterar este decreto, atravessem-lhe o corpo com uma viga tirada de sua casa e deixem-no empalado. E seja a sua casa trans­formada num monte de entulho.

Olha o que acontecerá se o inimigo ousar parar aquilo que está determinado
Deus irá exterminar, destruir, aquilo que está tentando acabar com você

Verso 6.13 e 6.14

13 Tendo recebido o decreto do rei Dario, Tatenai, governador do território situado a oeste do Eufrates, Setar-Bozenai e os companheiros deles o cumpriram plenamente.
14 Dessa manei­ra, os líderes dos judeus continuaram a constru­ir e a prosperar, encorajados pela pregação dos profetas Ageu e Zacarias, descendente de Ido. Eles terminaram a reconstrução do templo conforme a ordem do Deus de Israel e os decre­tos de Ciro, de Dario e de Artaxerxes, reis da Pérsia.

Olha os inimigos sendo usados para abençoar o povo de Deus
Deus irá usar seu inimigo para te abençoar.

Ou deus afasta, ou destrói, ou usará teus inimigos para te abençoar

Verso 6.8

8 “Além disso, promulgo o seguinte decreto a respeito do que vocês farão por esses líderes dos judeus na construção desse templo de Deus:”As despesas desses homens serão integralmente pagas pela tesouraria do rei, do tributo recebido do território a oeste do Eufra­tes, para que a obra não pare.

Deus irá prover tudo o que você precisa, teu sustento, Deus está no controle e te sustenta

O inimigo não era depressa para contra o povo de Deus, olhe então o verso 12

Verso 6.12

12 E que Deus, que fez o seu nome ali habitar, derrube qual­quer rei ou povo que estender a mão para mudar este decreto ou para destruir esse templo de Jerusalém.”Eu, Dario, o decretei. Que seja plena­mente executado”.

E por último..
Nós podemos receber aquilo que não esperamos..
Pedimos tudo! e podemos receber TUDO!

Verso 6.6

6 Este Esdras veio da Babilônia. Ele era um escriba que conhecia muito a Lei de Moisés dada pelo Senhor, o Deus de Israel. O rei lhe concedera tudo o que ele tinha pedido, pois a mão do Senhor, o seu Deus, estava sobre ele.

Deus é poderoso para fazer tudo, mais que completo, no infinito e além! É isso o que Deus tem pra nós!

Resultado

Verso 6.15-16

15 O templo foi concluído no terceiro dia do mês de adar, no sexto ano do reinado do rei Dario.
16 Então o povo de Israel, os sacerdotes, os levitas e o restante dos exilados, celebraram com alegria a dedicação do templo de Deus.

E nós podemos concluir nossos sonhos, alcançar nossos objetivos
Nós podemos cumprir nossas metas, Dá pra chegar!

Apelo

Não cai um fio de cabelo de sua cabeça, nem um passarinho cai
Se a situação está difícil, o que estamos aprendendo com isso? Qual área estamos sendo aperfeiçoados?

Filipenses 4:12,13

Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.
Tudo posso naquele que me fortalece.


Espero que este esboço possa lhe ser útil e que Deus fale a todos que desejam aprender de forma genuína o que as segradas escrituras dizem.

About Diego Duarte

Diego Duarte é presbítero na igreja Presbiteriana Renovada de Votorantim Trabalha com TI e é apaixonado pela bíblia e suas promessas.

Laia também

Por que as pessoas não querem ser membros de igreja?

Vive-se num mundo onde cada vez temos igrejas mais cheias e menos compromisso... afinal, Por que as pessoas não querem ser membros de igreja?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *