Esboço: O Poder de Servir

Paz a todos os leitores do A Bíblia e Eu. Neste artigo trago o esboço que usei no culto de jovens, na Igreja Presbiteriana de Votorantim-SP, em 11/11/2023.

O que a Bíblia nos ensina sobre servir? Quanto tempo você gasta planejando formas de servir às pessoas? você investe tempo nisto? Quando o assunto é servir.. temos muito o que conversar!. Bom estudo e não deixe de enriquecer este artigo contribuindo com seus comentários!

Texto Base: Lucas 10.25-37

Introdução

Quero começar com uma pergunta: Você tem o poder de servir aos outros?

Durante alguns momentos eu vou chamá-los para refletir e para pensar sobre alguns pontos. Fique esperto com sua Bíblia e atento aos pontos. Hoje temos muito o que conversar!

E para começarmos esta palavra, é importante equalizarmos a palavra servo:

Dicionário: A palavra Servir, Servo

Vamos analisar e deixar todos na mesma página.

Texto base: Lucas 10.24-37

Lucas 10.25-37
²⁵ E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
²⁶ E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?
²⁷ E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
²⁸ E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás.
²⁹ Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?
³⁰ E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
³¹ E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
³² E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
³³ Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
³⁴ E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
³⁵ E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.
³⁶ Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
³⁷ E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.

Joyce Mayer diz: Considero Servo não o ato em si, mas a postura. Tudo o que fazemos demos fazer com postura de servos. Ela ainda pontua: Como professora e palestrante, ela detém a autoridade no recinto, durante suas mensagens, todos estão olhando pra ela e todos estão a vendo e refletindo sobre a autoridade dela e sua importância. Mas ainda assim, ela não deve se apresentar como serva; buscando servir a todos ali com sua função; ela deve servir aos outros com o que ela está fazendo; no caso, servir a todos com a palavra de Deus de modo a ser serva de Deus, levando a palavra verdadeira, servindo aos irmãos para uma vida melhor, em busca de uma vida eterna.

Lendo o texto e refletindo sobre o que Joyce Mayer diz, podemos entender que servir não se limita ao ato de ser um copo de água, limpar o templo, mas ele também inclui isso.

Servir é sua postura, seu modo, sua percepção do que está acontecendo ao seu redor. É fazer as coisas com a intenção de ser útil há alguém, de alguma forma, tornar a vida dos que estão ao seu redor, melhor.

Você pode argumentar comigo dizendo: Diego, mas se eu der tudo o que tenho pra todo mundo, eu farei a vida deles melhor, e a minha ficará pior! E de certa forma você está certo.. mas reflita comigo:

  • Nem sempre o melhor ao seu próximo é eu dar tudo o que eu tenho,
  • as vezes o melhor é um puxão de orelha, é uma correção,
  • as vezes o melhor é você dedicar tempo com essa pessoa, dedicar sua atenção, o seu ouvir.. e isso não necessariamente se limita a dinheiro ou bens.

Para chegarmos a um novo nível de entendimento, eu proponho uma reflexão:

Seja falando, brincando, fazendo uma prova na escola, conversando com seu amigo no intervalo entre as aulas, a sua atitude precisa ser alterada se levarmos em conta a forma que ela está sendo executada hoje? Pela ótica do servir, sua atitude é a melhor ou precisa ser lapidada?

Vamos fazer um pequeno teste aqui.. rsrs

Outra Reflexão: Eu gostaria que você pensasse, mas em hipótese alguma conte o seu pensamento, ok?

  • Olhar ais irmãos ao redor, da frente, atrás
  • Com o que você conhece dele, o que você acha que ele poderia fazer servir ao seu irmão?
  • Agora.. com o mesmo crivo de “acusador”.. rsrss, com a mesma vontade… reflita o que você poderia fazer a mais para servir ao seu irmão

Você já parou para pensar que quanto mais você pensa NO QUE VOCÊ PODE FAZER ÀS pessoas menos tempo terá para pensar em si mesmo ou tempo para murmurar sobre o que o outro pode fazer? Quanto menos pensarmos em nós, mais felizes nós seremos?

Colossenses 3.23,24
²³ Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens,
²⁴ sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.

  • Não importa a tarefa
  • Não importa se você gosta ou não
  • Não importa se você está no seu melhor dia.
  • Faça como se estivesse fazendo ao Senhor!

E quero dizer que quando fazemos dessa maneira, estamos nos colocando numa posição para que possamos fazer coisas maiores ainda.

será que quando estamos fazendo algo que não gostamos, que não queremos, será que não é um teste para nosso caráter? será que não estamos sendo testados? E quanto ao nosso testemunho?

Notem de quem vem a recompensa

Hebreus 12:1-15
¹ Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta,
² tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.
³ Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem se desanimem.
⁴ Na luta contra o pecado, vocês ainda não resistiram até o ponto de derramar o próprio sangue.
⁵ Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos: “Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão,
⁶ pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho”.
⁷ Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Pois, qual o filho que não é disciplinado por seu pai?
⁸ Se vocês não são disciplinados, e a disciplina é para todos os filhos, então vocês não são filhos legítimos, mas sim ilegítimos.
⁹ Além disso, tínhamos pais humanos que nos disciplinavam, e nós os respeitávamos. Quanto mais devemos submeter-nos ao Pai dos espíritos, para assim vivermos!
¹⁰ Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade.
¹¹ Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados.
¹² Portanto, fortaleçam as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes.
¹³ “Façam caminhos retos para os seus pés”, para que o manco não se desvie, mas antes seja curado.
¹⁴ Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.
¹⁵ Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos.

  • Por favor, não quero que você seja uma pessoa inconformada, que não busca mudanças e que não tem coragem de se impor para algo melhor
  • Quero trazer a luz que tarefas difíceis acontecem, e não só com você e que elas nos aperfeiçoam, que nos fazem crescer.

Quanto à Nossa postura no Servir

Fiz uma pesquisa no chatgpt, perguntei à ele ele separa as personalidades dos bodes e das ovelhas. Veja a resposta sumarizada:

  • Ovelhas
    • São conhecidas por serem animais dóceis e amigáveis.
    • Costumam seguir o pastor e permanecer perto do rebanho.
    • São animais de rebanho e frequentemente se mantêm juntas, apoiando-se umas às outras.
    • Tendem a ser mais calmas e serenas, evitando conflitos no rebanho.
  • Bodes
    • Podem ser considerados mais independentes e frequentemente mais teimosos.
    • São mais propensos a se aventurar sozinhos e agir de forma mais independente.
    • Podem ser mais individualistas e menos propensos a ficar em um grupo coeso.
    • Podem ser mais temperamentais e propensos a confrontos, exibindo uma natureza mais agressiva.Liderança

E com isso, que sejamos gratos em nosso pensamento, até mesmo pelas dificuldades

2 Coríntios 12:8-10
⁸ Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim.
⁹ Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.
¹⁰ Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte.

Mateus 25:32-46
³² Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos bodes.
³³ E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda.
³⁴ “Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo.
³⁵ Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram;
³⁶ necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’.
³⁷ “Então os justos lhe responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber?
³⁸ Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos?
³⁹ Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar? ’
⁴⁰ “O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’.
⁴¹ “Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos.
⁴² Pois eu tive fome, e vocês não me deram de comer; tive sede, e nada me deram para beber;
⁴³ fui estrangeiro, e vocês não me acolheram; necessitei de roupas, e vocês não me vestiram; estive enfermo e preso, e vocês não me visitaram’.
⁴⁴ “Eles também responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome ou com sede ou estrangeiro ou necessitado de roupas ou enfermo ou preso, e não te ajudamos? ’
⁴⁵ “Ele responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês deixaram de fazer a alguns destes mais pequeninos, também a mim deixaram de fazê-lo’.
⁴⁶ “E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna”.

Vou dizer algo que você já sabe, mas vale para fixar: Nós não somos salvos POR servir, mas somos salvos PARA servir!

Reflexão: Agora eu te pergunto e peço para você refletir: Pode uma pessoa que deseja ser realmente preenchido pelo Espírito Santo nunca querer mudar? nunca querer fazer algo pelo próximo? Pode uma pessoa verdadeiramente cheia do Espírito Santo não ser transformada de forma a ajudar?

Mas se você de fato quer ser cheio do Espírito e quer ser alguém diferente, comece a pensar em chegar em casa e ter uma boa conversa com Deus.

Como você trata as pessoas, Jesus leva isso pessoalmente. Ele torna isto pessoal. O que ele dirá ao meu respeito se eu não ajudar?

Quando sentimos um vazio, mesmo estando na igreja… será que não estamos sendo egoístas? Se ajudarmos a outros, teremos menos tempo para ver o que falta em nós!

Mateus 20.20-27
²⁰ Então se aproximou dele a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, adorando-o, e fazendo-lhe um pedido.
²¹ E ele diz-lhe: Que queres? Ela respondeu: Dize que estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino.
²² Jesus, porém, respondendo, disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu hei de beber, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado? Dizem-lhe eles: Podemos.
²³ E diz-lhes ele: Na verdade bebereis o meu cálice e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado, mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não me pertence dá-lo, mas é para aqueles para quem meu Pai o tem preparado.
²⁴ E, quando os dez ouviram isto, indignaram-se contra os dois irmãos.
²⁵ Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles.
²⁶ Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal;
²⁷ E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo;
E de verdade, no fundo não é o que muitos de nós queremos? ser chefe de alguma coisa?
Me permita dizer algumas coisas pra você que considera ser líder ou pra você que já é líder:

No texto acima vemos uma tentativa de formar uma liderança no reino de Deus, oriunda dos filhos de Zebedeu. Muitos de nós queremos ser líderes, e não há nada de errado em querer ser líder, mas sempre temos que analisar a forma que fazemos o que fazemos. Com base na liderança Bíblica, cuja qual comprovo em minha vida e em tudo o que lidero, deixo alguns pontos para sua reflexão sobre liderança:

  • Líder não vem para ser servido, vem pra servir
  • Líder não pensa no benefício próprio, mas no benefício coletivo
  • Líder é o responsável pelas suas falhas e pelas falhas de todo time
  • Líder não ganha sozinho, mas muitas vezes perde sozinho
  • Líder nunca agrada a todos, independente da decisão, sempre desagrada alguns

Então olhando por esta ótica, é bom você começar a pensar um pouco mais nos dois lados. Não está feliz com seu chefe? Com alguém de sua família? com seu líder de jovens? com seu pastor. Está na hora de você ser um pouco menos egoísta e tentar compreender os dois lados da situação.

É fácil termos uma crítica sobre o líder e sobre as ações e decisões dele,

mas talvez seja interessante você parar de apenas criticar, pois na maioria das vezes você não teria uma decisão diferente no lugar dessa pessoa,

com as informações que ela tem, e na verdade talvez você nem saberia o que fazer, apenas critica o que alguém está fazendo.

Jesus muda a atenção deles: Vocês querem ser LÍDERES, notáveis? então sejam servos! sirvam! Jesus, depois de ter ressuscitado dos mortos, a terceira coisa que ele fez foi servir?

  • Jesus já havia ressuscitado, já havia consumado
  • Mas ainda assim ele estava preocupado em servir as pessoas
  • Até mesmo quando ninguém imaginava, ele serviu!
  • Tinha outras coisas pra fazer, ele serviu!
  • Estava preparando sua igreja, ele serviu!
  • Ele era o cordeiro de Deus, ele serviu!
  • Mesmo sendo o príncipe da paz, ele serviu!

Compreende que a quantia não importa pra Jesus?  O que importa era servir, era o evangelho e Jesus como prioridade.

Quando você estiver em uma posição de autoridade, que representa a Cristo, você deve tratar as pessoas com respeito, com reconhecimento, dê os créditos do que lhe é devido, e se de alguma forma você tem influência sobre o salário dessa pessoa, pague o máximo que puder, e não o mínimo que ela aceita.

Reforçando os versos 26 e 27 que lemos acima:
²⁶ Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal;
²⁷ E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo;

Aqui vemos que Jesus está nos dizendo que devemos servir, então acredite, você vai ter que gastar alguma energia nisso.

Devemos esperar sinais para servir?

Por favor, não espere 3 profecias, 2 anjos, um outdoor e um tapa na cara para você começar a servir. Tome você a iniciativa. Faça algo!

Não permita que o medo te impeça de ajudar.

Filipenses 4.8,9
8 Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo  de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.      9 Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês.           

E quando você faz algo por alguém? como vc sente? sente aquela paz? sente aquela alegria de ver algo que você fez sendo útil e ajudando alguém. Algo que você fez abençoando outras pessoas.

Imagine você pedindo alguma coisa a alguém. Vamos analisar 2 comportamentos:

1º. Pessoa emburrada, claramente não quer fazer. Ela até faz, mas é por obrigação.

2º Pessoa feliz. Quando você pede ela fala: “com prazer!”. Ela é agil, é viva! ela faz com alegria. Ela se empenha.

Se nós que somos humanos gostamos quando a pessoa nos serve com alegria, imagina Deus que nos conhece no íntimo e pode nos capacitar para aquilo que ele pedir?!

1Pedro 2.16
¹⁶ Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus.
¹⁷ Tratem a todos com o devido respeito: amem os irmãos, temam a Deus e honrem o rei.

Ação: Você pode dizer: Estou aqui para Servir?

Efésios 6.5-7
⁵ Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo;
⁶ Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus;
⁷ Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens.

Vamos focar nisso pessoal: Uma das formas de agradecer a Deus pelo que ele fez em sua vida é olhando pro céu e perguntando: Deus, me mostre alguém que eu posso ajudar hoje”.

A Bíblia nos ensina que Deus sabe o que pedimos antes de abrirmos nossa boca, então peça mesmo, mas enquanto esperamos, será que não podemos ser bênção na vida de alguém?

Gálatas 5.13
¹³ Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.

É gente.. esse texto machuca.. Pregar sobre isso machuca! isso nos confronta!

João 21:1-14
¹ Depois disto manifestou-se Jesus outra vez aos discípulos junto do mar de Tiberíades; e manifestou-se assim:
² Estavam juntos Simão Pedro, e Tomé, chamado Dídimo, e Natanael, que era de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu, e outros dois dos seus discípulos.
³ Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Dizem-lhe eles: Também nós vamos contigo. Foram, e subiram logo para o barco, e naquela noite nada apanharam.
⁴ E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus.
⁵ Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não.
⁶ E ele lhes disse: Lançai a rede para o lado direito do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes.
⁷ Então aquele discípulo, a quem Jesus amava, disse a Pedro: É o Senhor. E, quando Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica (porque estava nu) e lançou-se ao mar.
⁸ E os outros discípulos foram com o barco (porque não estavam distantes da terra senão quase duzentos côvados), levando a rede cheia de peixes.
⁹ Logo que desceram para terra, viram ali brasas, e um peixe posto em cima, e pão.
¹⁰ Disse-lhes Jesus: Trazei dos peixes que agora apanhastes.
¹¹ Simão Pedro subiu e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinqüenta e três grandes peixes e, sendo tantos, não se rompeu a rede.
¹² Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. E nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? sabendo que era o Senhor. ¹³ Chegou, pois, Jesus, e tomou o pão, e deu-lhes e, semelhantemente o peixe.
¹⁴ E já era a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discípulos, depois de ter ressuscitado dentre os mortos.

Olha isso:

Nós podemos levar isso pra nossa vida: Se Jesus ressuscitado fez o café pros discípulos, por que não podemos fazer o café pra nossa família uma vez ou outra? Por que só pedimos? Pq somos inúteis quando podemos ser bênção na vidas das pessoas ao nosso redor?


Espero que este texto possa abençoar seu estudo e sua pregação, e não esqueça de voltar para comentar como foi!

Compartilhe…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Veja também