Jesus Renova Nossas Forças

Texto base: Atos 23.11 Na  noite seguinte o Senhor, pondo-se ao lado dele, disse: “Coragem! Assim  como você testemunhou a meu respeito em Jerusalém, deverá testemunhar  também em Roma”.

Contexto:

Por que Paulo estava preso? Por pregar o evangelho

Alguns versículos que podem te ajudar a recapitular, mas recomendamos fortemente que você leia os capítulos anteriores para melhor entendimento do momento de Paulo.

21.28Acusaram Paulo de pregar contra as leis dos Israelitas, deixou gregos entrarem no templo Israelita
21.32Paulo é espancado por Israelitas e apenas com a presença dos guardas o espancamento pára
cap 22Paulo faz um discurso em aramaico (lingua daquele povo) todos prestam atenção. Paulo testemunha acerca de sua conversão. Todos estão ouvindo, até que ele diz Deus o enviou para os gentios
22.24Paulo é preso e só não é espancado por ser cidadão romano.
22.30O comandante queria saber exatamente por que Paulo estava sendo acusado pelos judeus e o mandou ao Sinédrio

Tópicos de Atos 23:

23.1 – 10Paulo diante do Sinédrio
23.11 – 24A conspiração para matar Paulo
23.25 – 30Paulo é levado ao governador Félix
23.31 – 35Paulo chega a Cesaréia

Jesus está ao seu lado“

na noite seguinte, o Senhor, pondo-se ao lado dele”v.11a
No meio da noite, quando estava sozinho na escuridão úmida do calabouço, Paulo sente uma presença diferente com ele. O Senhor Jesus, a quem conheceu no caminho de Damasco, apareceu novamente para ele ali, neste momento tão difícil.

Vemos aqui que Jesus não ficou à sua frente ou acima dele, preferindo estar ao seu lado. Com este gesto, Jesus estava mostrando para Paulo que estava junto com ele, ombro a ombro. Isso é próprio da pessoa de Jesus Cristo que deixou os céus para se tornar humano e morrer pelos pecadores (Filipenses 2.5-8).

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Filipenses 2:5-8

Jesus está contigo o tempo todo, mas quando você mais precisa aí que Ele se coloca do seu lado para que “quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti” (Isaías 43.2). Nas oras difíceis Ele está mais perto ainda pra te ajudar.

Você acha que está sozinho?
Jesus está ao seu lado neste momento!

Jesus fala com você

“e disse: Coragem!” v.11b
CORAGEM! Que som maravilhoso. A voz de Jesus que tem autoridade sobre todas as coisas (Mateus 28.18) neste momento estava lhe dando uma ordem para ter coragem.

O coração de Paulo deve ter se enchido naquele instante. Como um balão de ar que estufa com o sopro, sua alma se recompôs com “alegria do senhor é a nossa força” (Neemias 8.10).  Aquela palavra de Jesus foi a força que Paulo precisava.

Uma só palavra de Jesus é o suficiente para reanimar sua vida. Deus com Sua Palavra criou todas as coisas (Hebreus 11.3). Por isso o que precisamos para ter forças é de ouvir a voz do Senhor.
O Deus que declara a um exército de ossos secos que vivam, que manda o mar se acalmar, que manda o morto ressuscitar, este Deus aconselha coragem. 

Você já ouviu a voz do Senhor em seu coração?
Ore e peça ao Espírito Santo para falar com você!

Jesus te fortalece pra continuar

“pois do modo por que deste testemunho a meu respeito em Jerusalém, assim importa que também o faças em Roma” v.11c
Paulo estava em Jerusalém e tinha acabado de dar o testemunho de sua conversão, por isso foi preso (Atos 22). Jesus deu uma garantia para Paulo de que aquela não seria sua última noite de vida. Ele continuaria pregando. Da mesma maneira que Jesus o ajudou quando começou seu ministério, seria até o fim.

O Senhor Jesus apontou para Paulo o seu destino que seria dar testemunho do evangelho em Roma. Talvez nunca pensasse que chegaria tão longe. A promessa de Jesus se cumpriu. Jesus livrou Paulo de uma cilada dos Judeus (Atos 23.12-21) e ele foi protegido por “duzentos soldados, setenta de cavalaria e duzentos lanceiros” (Atos 23.23).  

Em sua caminhada até Roma testemunhou para o governador Félix e sua esposa Drusila (Atos 24.22-27), para o governador Festo (Atos 25.1-12) e para o rei Agripa e a rainha Berenice (Atos 26.1-23). Na viagem sobreviveu a um naufrágio (Atos 27.27-44) e finalmente chegou a Roma onde teve oportunidade de pregar (Atos 28.22-29) e teve uma vida normal “por dois anos, permaneceu Paulo na sua própria casa, que alugara, onde recebia todos que o procuravam, pregando o reino de Deus, e, com toda a intrepidez, sem impedimento algum, ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo” (Atos 28.30,31).

Jesus tem um plano de paz para você (Jeremias 29.11) e se você viver o propósito Dele em sua vida Ele te garante a vitória. Assim como mostrou para Paulo o que queria dele, também pode revelar a você onde quer que alcance pela fé. E pode te levar muito além do que você imagina porque Ele “é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós” (Efésios 3.20).
Você Já sabe o propósito de Deus para sua vida?
Vivendo o propósito de Deus, Jesus te garante a vitória!

Conclusão

Quando você achar que a caminhada está difícil e estiver desanimado lembre-se que Jesus está ao seu lado, Ele fala ao seu coração te dando coragem e te garante a vitória mostrando o propósito que tem para sua vida.

Não desanime! Jesus está contigo e te ajudará até o fim!

Tags:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *