Olá, pessoal. Graça e paz!
Vamos para mais um dia de nossa leitura. Espero que a palavra do Senhor continue sendo sua companheira e que o Santo Espírito do Senhor se revele um pouco mais em sua vida.
E se você está atrasado ou ainda não começou, corre que dá tempo! Não deixe de participar e comentar, aqui está nosso post com o plano pra você baixar e a tabela pra acompanhar, e aqui está o índice de posts diários com as leituras!
Leitura do dia
Efésios 6 | I Crônicas 6-7 | Cantares 3
Efésios – 6
1 – Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo.
2 – “Honra teu pai e tua mãe”, este é o primeiro mandamento com promessa:
3 – “para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”.
4 – Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.
5 – Escravos, obedeçam a seus senhores terrenos com respeito e temor, com sinceridade de coração, como a Cristo.
6 – Obedeçam-lhes não apenas para agradá-los quando eles os observam, mas como escravos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus.
7 – Sirvam aos seus senhores de boa vontade, como ao Senhor, e não aos homens,
8 – porque vocês sabem que o Senhor recompensará a cada um pelo bem que praticar, seja escravo, seja livre.
9 – Vocês, senhores, tratem seus escravos da mesma forma. Não os ameacem, uma vez que vocês sabem que o Senhor deles e de vocês está nos céus, e ele não faz diferença entre as pessoas.
10 – Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.
11 – Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo,
12 – pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.
13 – Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.
14 – Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça
15 – e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz.
16 – Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.
17 – Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.
18 – Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.
19 – Orem também por mim, para que, quando eu falar, seja-me dada a mensagem a fim de que, destemidamente, torne conhecido o mistério do evangelho,
20 – pelo qual sou embaixador preso em correntes. Orem para que, permanecendo nele, eu fale com coragem, como me cumpre fazer.
21 – Tíquico, o irmão amado e fiel servo do Senhor, lhes informará tudo, para que vocês também saibam qual é a minha situação e o que estou fazendo.
22 – Enviei-o a vocês por essa mesma razão, para que saibam como estamos e para que ele os encoraje.
23 – Paz seja com os irmãos, e amor com fé da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.
24 – A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo com amor incorruptível.
versão: NVI(Br)
Cantares 3
Cantares de Salomão – 3
1 – A noite toda procurei em meu leito aquele a quem o meu coração ama, mas não o encontrei.
2 – Vou levantar-me agora e percorrer a cidade, irei por suas ruas e praças; buscarei aquele a quem o meu coração ama. Eu o procurei, mas não o encontrei.
3 – As sentinelas me encontraram quando faziam as suas rondas na cidade. “Vocês viram aquele a quem o meu coração ama? “, perguntei.
4 – Mal havia passado por elas, quando encontrei aquele a quem o meu coração ama. Eu o segurei e não o deixei ir até que o trouxe para a casa de minha mãe, para o quarto daquela que me concebeu.
5 – Mulheres de Jerusalém, eu as faço jurar pelas gazelas e pelas corças do campo: Não despertem nem incomodem o amor enquanto ele não o quiser.
6 – Que é que vem subindo do deserto, como uma coluna de fumaça, perfumado com mirra e incenso com extrato de todas as especiarias dos mercadores?
7 – Vejam! É a liteira de Salomão, escoltada por sessenta guerreiros, os mais nobres de Israel;
8 – todos eles trazem espada, todos são experientes na guerra, cada um com a sua espada, preparado para enfrentar os pavores da noite.
9 – O rei Salomão fez para si uma liteira; ele a fez com madeira do Líbano.
10 – Suas traves ele fez de prata, seu teto, de ouro. Seu banco foi estofado em púrpura, seu interior foi cuidadosamente preparado pelas mulheres de Jerusalém.
11 – Mulheres de Sião, saiam! Venham ver o rei Salomão! Ele está usando a coroa, a coroa que sua mãe lhe colocou no dia do seu casamento, no dia em que o seu coração se alegrou.
versão: NVI(Br)
I Crônicas 6-7
1 Crônicas – 6
1 – Estes foram os filhos de Levi: Gérson, Coate e Merari.
2 – Estes foram os filhos de Coate: Anrão, Isar, Hebrom e Uziel.
3 – Estes foram os filhos de Anrão: Arão, Moisés e Miriã. Estes foram os filhos de Arão: Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.
4 – Eleazar gerou Finéias, Finéias gerou Abisua,
5 – Abisua gerou Buqui, Buqui gerou Uzi,
6 – Uzi gerou Zeraías, Zeraías gerou Meraiote,
7 – Meraiote gerou Amarias, Amarias gerou Aitube,
8 – Aitube gerou Zadoque, Zadoque gerou Aimaás,
9 – Aimaás gerou Azarias, Azarias gerou Joanã,
10 – Joanã gerou Azarias que foi sacerdote no templo construído por Salomão em Jerusalém;
11 – Azarias gerou Amarias, Amarias gerou Aitube,
12 – Aitube gerou Zadoque, Zadoque gerou Salum,
13 – Salum gerou Hilquias, Hilquias gerou Azarias,
14 – Azarias gerou Seraías, e Seraías gerou Jeozadaque.
15 – Jeozadaque foi levado prisioneiro quando o Senhor enviou Judá e Jerusalém para o exílio por meio de Nabucodonosor.
16 – Estes foram os filhos de Levi: Gérson, Coate e Merari.
17 – Estes são os nomes dos filhos de Gérson: Libni e Simei.
18 – Estes foram os filhos de Coate: Anrão, Isar, Hebrom e Uziel.
19 – Estes foram os filhos de Merari: Mali e Musi. Estes são os clãs dos levitas alistados de acordo com os seus antepassados:
20 – De Gérson: Seu filho Libni, que foi o pai de Jaate, pai de Zima,
21 – que foi o pai de Joá, pai de Ido, pai de Zerá, que foi o pai de Jeaterai.
22 – De Coate: Seu filho Aminadabe, pai de Corá, que foi o pai de Assir,
23 – pai de Elcana, pai de Ebiasafe, que foi o pai de Assir,
24 – pai de Taate, pai de Uriel, pai de Uzias, que foi o pai de Saul.
25 – De Elcana: Amasai, Aimote
26 – e Elcana, pai de Zofai, pai de Naate,
27 – que foi o pai de Eliabe, pai de Jeroão, pai de Elcana, que foi o pai de Samuel.
28 – De Samuel: Joel, o mais velho, e Abias, o segundo.
29 – De Merari: Mali, pai de Libni, pai de Simei, que foi o pai de Uzá,
30 – pai de Siméia, pai de Hagias, que foi o pai de Asaías.
31 – Estes são os homens a quem Davi encarregou de dirigir os cânticos no templo do Senhor depois que a arca foi levada para lá.
32 – Eles ministravam o louvor diante do tabernáculo, da Tenda do Encontro, até quando Salomão construiu o templo do Senhor em Jerusalém. Eles exerciam suas funções de acordo com as normas estabelecidas.
33 – Estes são os que ministravam, junto com seus filhos: Dentre os coatitas: O músico Hemã, filho de Joel, filho de Samuel,
34 – filho de Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliel, filho de Toá,
35 – filho de Zufe, filho de Elcana, filho de Maate, filho de Amasai,
36 – filho de Elcana, filho de Joel, filho de Azarias, filho de Sofonias
37 – filho de Taate, filho de Assir, filho de Ebiasafe, filho de Corá,
38 – filho de Isar, filho de Coate, filho de Levi, filho de Israel.
39 – À direita de Hemã, ficava seu parente Asafe, filho de Berequias, filho de Siméia,
40 – filho de Micael, filho de Baaséias, filho de Malquias,
41 – filho de Etni, filho de Zerá, filho de Adaías,
42 – filho de Etã, filho de Zima, filho de Simei,
43 – filho de Jaate, filho de Gérson, filho de Levi.
44 – Dentre os meraritas: À esquerda de Hemã, parente dos meraritas, ficava Etã, filho de Quisi, filho de Abdi, filho de Maluque,
45 – filho de Hasabias, filho de Amazias, filho de Hilquias,
46 – filho de Anzi, filho de Bani, filho de Sêmer,
47 – filho de Mali, filho de Musi, filho de Merari, filho de Levi.
48 – Seus parentes, os outros levitas, foram encarregados de cuidar de todo o serviço do tabernáculo, o templo de Deus.
49 – Mas era Arão e seus descendentes que cuidavam dos sacrifícios no altar do holocausto e das ofertas no altar de incenso e de todo o serviço do Lugar Santíssimo, e dos sacrifícios de propiciação por Israel, conforme tudo o que Moisés, servo de Deus, tinha ordenado.
50 – Estes foram os descendentes de Arão: o seu filho Eleazar, pai de Finéias, que foi o pai de Abisua,
51 – pai de Buqui, pai de Uzi, que foi o pai de Zeraías,
52 – pai de Meraiote, pai de Amarias, que foi o pai de Aitube,
53 – pai de Zadoque, pai de Aimaás.
54 – Estas foram as cidades e as regiões dadas aos levitas para nelas habitarem. Dentre os descendentes de Arão, o clã coatita foi sorteado primeiro;
55 – foi-lhe dada Hebrom, em Judá, com suas pastagens ao redor.
56 – Mas os campos e os povoados em torno da cidade foram dados a Calebe, filho de Jefoné.
57 – Assim os descendentes de Arão receberam Hebrom, cidade de refúgio, e Libna, Jatir, Estemoa,
58 – Hilém, Debir,
59 – Asã, Jutá e Bete-Semes, com suas respectivas pastagens.
60 – E da tribo de Benjamim receberam Gibeão, Geba, Alemete e Anatote, com suas respectivas pastagens. Ao todo treze cidades foram distribuídas entre os seus clãs.
61 – Para os demais descendentes de Coate foram sorteadas dez cidades pertencentes aos clãs da metade da tribo de Manassés.
62 – Para os descendentes de Gérson, clã por clã, foram sorteadas treze cidades das tribos de Issacar, de Aser e de Naftali, e da metade da tribo de Manassés que fica em Basã.
63 – Para os descendentes de Merari, clã por clã, foram sorteadas doze cidades das tribos de Rúben, de Gade e de Zebulom.
64 – Assim os israelitas deram aos levitas essas cidades com suas respectivas pastagens.
65 – As cidades anteriormente mencionadas dos territórios de Judá, de Simeão e de Benjamim também lhes foram dadas por sorteio.
66 – Alguns dos clãs coatitas receberam as seguintes cidades no território da tribo de Efraim:
67 – Siquém, cidade de refúgio, nos montes de Efraim, e Gezer,
68 – Jocmeão, Bete-Horom,
69 – Aijalom e Gate-Rimom, com suas respectivas pastagens.
70 – E da metade da tribo de Manassés o restante dos clãs coatitas recebeu Aner e Bileã, com suas respectivas pastagens.
71 – Os gersonitas receberam as seguintes cidades: Do clã da meia tribo de Manassés, Golã, em Basã, e também Asterote, com suas respectivas pastagens;
72 – da tribo de Issacar, Quedes, Daberate,
73 – Ramote e Aném, com suas respectivas pastagens;
74 – da tribo de Aser, Masal, Abdom,
75 – Hucoque e Reobe, com suas respectivas pastagens;
76 – e da tribo de Naftali, Quedes, na Galiléia, Hamom e Quiriataim, com suas respectivas pastagens.
77 – E estas foram as cidades que os outros meraritas receberam: Da tribo de Zebulom, Rimono e Tabor, com suas respectivas pastagens;
78 – da tribo de Rúben, do outro lado do Jordão, a leste de Jericó, Bezer, no deserto, Jaza,
79 – Quedemote e Mefaate, com suas respectivas pastagens;
80 – e da tribo de Gade, Ramote, em Gileade, Maanaim,
81 – Hesbom e Jazar, com suas respectivas pastagens.
1 Crônicas – 7
1 – Estes foram os quatro filhos de Issacar: Tolá, Puá, Jasube e Sinrom.
2 – Estes foram os filhos de Tolá: Uzi, Refaías, Jeriel, Jamai, Ibsão e Samuel, chefes dos seus clãs. No reinado de Davi, os descendentes de Tolá alistados em suas genealogias como homens de combate chegavam a 22. 600.
3 – O filho de Uzi foi Israías. Estes foram os filhos de Israías: Micael, Obadias, Joel e Issias. Todos os cinco eram chefes
4 – que tinham muitas mulheres e filhos. Por isso, conforme a genealogia de sua família, eles contavam com 36. 000 homens prontos para o combate.
5 – Juntamente com seus parentes, os homens de combate de todos os clãs de Issacar, conforme alistados em sua genealogia, chegavam ao todo a 87. 000.
6 – Estes foram os três filhos de Benjamim: Belá, Bequer e Jediael.
7 – Estes foram os filhos de Belá: Esbom, Uzi, Uziel, Jeremote e Iri, cinco chefes de famílias. Seu registro genealógico alistava 22. 034 homens de combate.
8 – Estes foram os filhos de Bequer: Zemira, Joás, Eliézer, Elioenai, Onri, Jeremote, Abias, Anatote e Alemete. Todos esses eram filhos de Bequer.
9 – O registro genealógico deles alistava os chefes de famílias e 20. 200 homens de combate.
10 – O filho de Jediael foi Bilã. Estes foram os filhos de Bilã: Jeús, Benjamim, Eúde, Quenaaná, Zetã, Társis e Aisaar.
11 – Todos esses descendentes de Jediael eram chefes de famílias que contavam com 17. 200 homens de combate prontos para a guerra.
12 – Supim e Hupim eram filhos de Ir; e Husim era filho de Aer.
13 – Estes foram os filhos de Naftali: Jaziel, Guni, Jezer e Silém, netos de Bila.
14 – Estes foram os descendentes de Manassés: Asriel, filho de sua concubina araméia, que também deu à luz Maquir, pai de Gileade.
15 – Maquir casou-se com Maaca, irmã de Hupim e Supim. Outro descendente de Manassés chamava-se Zelofeade, o qual só teve filhas.
16 – Maaca, mulher de Maquir, deu à luz um filho, a quem deu o nome de Perez. O nome de seu irmão era Seres, cujos filhos chamavam-se Ulão e Requém.
17 – O filho de Ulão foi Bedã. Esses foram os descendentes de Gileade, filho de Maquir, e neto de Manassés.
18 – Sua irmã Hamolequete deu à luz Isode, Abiezer e Maalá.
19 – Estes foram os filhos de Semida: Aiã, Siquém, Liqui e Anião.
20 – Estes foram os descendentes de Efraim: Sutela, que foi o pai de Berede, pai de Taate, pai de Eleada, que foi o pai de Taate,
21 – pai de Zabade, pai de Sutela. Ézer e Eleade, filhos de Efraim, foram mortos por homens da cidade de Gate, quando tentavam roubar os rebanhos deles.
22 – Efraim chorou muitos dias por eles, e seus parentes vieram consolá-lo.
23 – Depois ele se deitou de novo com sua mulher, e ela engravidou e deu à luz um filho. Ele o chamou Berias, pois tinha acontecido uma desgraça em sua família.
24 – Sua filha chamava-se Seerá. Foi ela que fundou Bete-Horom Alta e Bete-Horom Baixa e também Uzém-Seerá.
25 – O filho de Berias foi Refa, pai de Resefe, que foi o pai de Telá, pai de Taã,
26 – pai de Ladã, pai de Amiúde, que foi o pai de Elisama,
27 – pai de Num, que foi o pai de Josué.
28 – Suas terras e cidades incluíam Betel e os povoados ao redor, Naarã a leste, Gezer e seus povoados a oeste, e Siquém e Aiá com os seus povoados.
29 – A tribo de Manassés controlava as cidades de Bete-Seã, Taanaque, Megido e Dor, com seus respectivos povoados. Os descendentes de José, filho de Israel, viviam nessas cidades.
30 – Estes foram os filhos de Aser: Imna, Isvá, Isvi e Berias. A irmã deles chamava-se Sera.
31 – Estes foram os filhos de Berias: Héber e Malquiel, que foi o pai de Birzavite.
32 – Héber gerou Jaflete, Somer e Hotão, e da irmã deles, Suá.
33 – Estes foram os filhos de Jaflete: Pasaque, Bimal e Asvate. Esses foram os filhos de Jaflete.
34 – Estes foram os filhos de Somer: Aí, Roga, Jeubá e Arã.
35 – Estes foram os filhos de Helém, irmão de Somer: Zofa, Imna, Seles e Amal.
36 – Estes foram os filhos de Zofa: Suá, Harnefer, Sual, Beri, Inra,
37 – Bezer, Hode, Samá, Silsa, Itrã e Beera.
38 – Estes foram os filhos de Jéter: Jefoné, Pispa e Ara.
39 – Estes foram os filhos de Ula: Ara, Haniel e Rizia.
40 – Todos esses foram descendentes de Aser. Eram chefes de famílias, homens escolhidos, soldados valentes e líderes de destaque. O número dos alistados para combate no exército deles chegou a 26. 000.
versão: NVI(Br)
Leitura concluída!
Não se esqueça de divulgar, comentar, e se puder.. time um momento para orar sobre o que lemos hoje.
abs e até amanhã!





Paz seja com os irmãos, e amor com fé da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.
24 – A graça seja com todos os que amam o nosso Senhor Jesus Cristo com amor incorruptível.