Olá, pessoal. Graça e paz!
Vamos para mais um dia de nossa leitura. Espero que a palavra do Senhor continue sendo sua companheira e que o Santo Espírito do Senhor se revele um pouco mais em sua vida.
E se você está atrasado ou ainda não começou, corre que dá tempo! Não deixe de participar e comentar, aqui está nosso post com o plano pra você baixar e a tabela pra acompanhar, e aqui está o índice de posts diários com as leituras!
Leitura do dia
Colossenses 3 | I Crônicas 20-21 | Isaías 2
Colossenses 3
1 – JÁ QUE VOCÊS, por assim dizer, voltaram a viver novamente quando Cristo Se levantou dentre os mortos, ponham agora os seus olhos nos ricos tesouros e alegrias que esperam por vocês no céu, onde Cristo está sentado ao lado de Deus, no lugar de honra e de poder.
2 – Que o céu ocupe os pensamentos de vocês; não gastem o tempo preocupando-se com coisas daqui de baixo.
3 – Vocês devem ter tão pouco desejo deste mundo como uma pessoa morta. A verdadeira vida de vocês está no céu com Cristo e com Deus.
4 – E quando Cristo, que é a nossa vida verdadeira, vier de novo, então vocês brilharão com Ele e participarão de todas as suas glórias.
5 – Portanto, fora com as coisas pecaminosas e terrenas, abafem os desejos malignos que estão à espreita dentro de vocês; não se metam em pecado sexual, impureza, imoralidade e desejos vergonhosos; não adorem as coisas boas desta vida, pois isso é idolatria.
6 – A ira terrível de Deus esta sobre aqueles que fazem tais coisas.
7 – Vocês costumavam fazê-las quando sua vida ainda era parte deste mundo;
8 – entretanto, agora é o momento de arrancar e lançar fora todas essas roupas apodrecidas da ira, o ódio, a blasfêmia e as palavras obscenas.
9 – Não mintam uns aos outros; a vida velha que vocês levavam, com toda a sua perversidade, é que fazia essa espécie de coisas; agora ela esta morta e desapareceu.
10 – Vocês estão vivendo uma espécie de vida totalmente nova, que consiste em estar continuamente aprendendo cada vez mais o que é correto, e procurando constantemente ser cada vez mais semelhante a Cristo, que criou esta vida nova no intimo de vocês.
11 – Nesta vida nova não importa a nacionalidade, a raça, a educação ou a posição social de alguém; estas coisas não significam nada. O que importa é se a pessoa tem Cristo ou não, e Ele é igualmente acessível a todos.
12 – Visto que vocês foram escolhidos por Deus, que lhes deu um novo tipo de vida, e por causa do seu profundo amor e preocupação por vocês, também vocês devem pôr em pratica a bondade e uma piedade cheia de compaixão pelos outros. Não se preocupem em causar-lhes uma boa impressão, mas estejam preparados para sofrer com paciência e resignação.
13 – Sejam amáveis e, prontos para perdoar; jamais guardem rancor. Lembrem-se que o Senhor os perdoou, portanto vocês devem perdoar os outros.
14 – Acima de tudo, deixem que o amor dirija a vida de vocês, porque assim toda a igreja permanecera unida em perfeita harmonia.
15 – Que a paz do coração que vem de Cristo esteja sempre presente no coração e na vida de vocês, pois isto é a responsabilidade e o privilégio que vocês têm como membros do seu corpo. E sejam sempre agradecidos.
16 – Lembrem-se do que Cristo ensinou e que as suas palavras enriqueçam a vida de vocês e os tornem sábios; ensinem essas palavras uns aos outros e cantem-nas em salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com corações agradecidos.
17 – E tudo quanto fizerem ou disserem, seja como se vocês fossem representantes do Senhor Jesus, e vão com Ele á presença de Deus o Pai para dar-Lhe graças.
18 – Vocês, esposas, submetam-se aos seus maridos, porque isso foi o que o Senhor planejou para vocês.
19 – E vocês, maridos, devem ser amorosos e bondosos com suas esposas, e não tratá-las com amargura nem aspereza.
20 – Vocês, filhos, devem sempre obedecer a seus pais e a suas mães, pois isso agrada ao Senhor.
21 – Pais, não repreendam tanto seus filhos, a ponto de eles ficarem desanimados e desistirem de esforçar-se.
22 – Vocês, escravos, devem sempre obedecer aos seus senhores, não procurando agradá-los apenas quando eles os estão vigiando, porém o tempo todo; obedeçam-lhes de bom grado, devido ao amor que vocês têm ao Senhor e porque desejam agradá-lO.
23 – Trabalhem arduamente e de bom ânimo em tudo quanto fizerem, tal como se estivessem trabalhando para o Senhor e não simplesmente para seus senhores,
24 – lembrando-se que o Senhor Jesus é quem vai pagar-Lhes, dando-lhes toda a porção que lhes cabe em tudo quanto Ele possui. É para Ele que vocês estão verdadeiramente trabalhando.
25 – E se vocês não fizerem o melhor para Ele, Ele lhes pagará duma forma que vocês não gostarão – pois Ele não tem favoritos que podem ser negligentes e escapar do castigo.
Version: VIVA(Br)
Isaías 2
Isaías 2
1 – ESTA FOI OUTRA mensagem que Isaías recebeu, num sonho, sobre o futuro de Judá e de Jerusalém:
2 – Nos últimos dias da história, Jerusalém e o Templo do Senhor serão o centro das atenções de todo o mundo. Gente de todas as partes do mundo virá a Jerusalém para adorar ao Senhor.
3 – O comentário geral entre os povos vai ser o seguinte: “Vamos ao monte do Senhor, ao Templo do Deus de Israel. Lá Ele está ensinando Suas leis; vamos aprender e obedecer essas leis”. Naquela época, o mundo inteiro vai ser dirigido pelas leis de Deus e a capital será Jerusalém.
4 – Os grandes problemas internacionais serão resolvidos pelo Senhor; todas as armas das nações serão transformadas em ferramentas úteis, pás, arados, e enxadas. Nunca mais se falará de guerra, não haverá mais quartéis ou escolas militares.
5 – Venham israelitas, vamos andar na luz do Senhor, obedecendo às Suas leis!
6 – O Senhor deixou o povo de Israel de lado porque eles seguiram os maus costumes do Oriente, a magia negra e a adivinhação, como também fizeram os filisteus.
7 – Israel tem grandes riquezas, muito ouro e prata sem limite; o país tem muitos cavalos e carros mais do que se pode contar.
8 – E os ídolos! Há ídolos por toda a parte. Os judeus estão adorando imagens que eles mesmos fizeram!
9 – O resultado disso é que o povo perde a sua dignidade, o homem perde o seu valor. Deus não pode perdoar esse pecado.
10 – Vamos, arrastem-se para dentro das cavernas! Escondam-se na terra, com medo da glória e do poder do Senhor,
11 – porque está chegando o dia em que todo o seu orgulho cairá por terra; nesse dia só o Senhor será exaltado.
12 – Naquele dia o Senhor do Universo castigará os orgulhosos e arrogantes. Ele vai humilhar todos esses homens que se exaltam, vai esfregá-los no pó!
13 – Nesse dia até as grandes árvores altas, os cedros do Líbano e os carvalhos de Basã, vão se curvar.
14 – Vai ser um dia de humilhação para as grandes montanhas, e as colinas,
15 – para as grandes torres e fortalezas,
16 – para os navios comerciais e os belos objetos que eles transportam porque tudo isso vai ser destruído diante do Senhor naquele dia.
17 – Todas as coisas de que a humanidade tanto se orgulha perderão seu valor; o orgulho do homem vai ser reduzido a zero, e somente o Senhor será honrado.
18 – Os ídolos serão completamente destruídos.
19 – Quando o Senhor se levantar de seu trono para julgar a terra, os homens, cheios de medo, se arrastarão para dentro das cavernas e buracos para se esconder da tremenda glória da sua majestade.
20 – Finalmente, naquele dia, os homens jogarão fora seus ídolos, suas imagens de ouro e prata que fizeram para adorar, deixando tudo isso para os morcegos e toupeiras
21 – e se espremerão dentro das cavernas e grutas para fugirem, apavorados, do Senhor e da glória da sua majestade, quando Ele se levantar do seu trono para castigar seus inimigos.
22 – Por isso ninguém deve confiar no homem! Ele não é nada; não tem valor algum.
Version: VIVA(Br)
I Crônicas 20-21
I Crônicas 20
1 – NA PRIMAVERA seguinte, geralmente era na época da primavera que as guerras começavam, Joabe levou o exército israelita em ataques contra as cidades e vilas do povo de Amom. Nesses ataques ele foi vitorioso. Depois de destruir os inimigos, ele cercou a Rabá e destruiu esse lugar. Enquanto isso, Davi tinha ficado em Jerusalém.
2 – Quando Davi entrou na cidade, tirou a coroa da cabeça do rei de Rabá e colocou essa coroa em sua própria cabeça. Ela era feita de ouro, enfeitada com pedras preciosas e pesava trinta e quatro quilos! Davi também levou uma grande quantidade de coisas da cidade.
3 – Tirou o povo da cidade e fez todos trabalharem com serras, picaretas de ferro e machados, como era costume dele fazer com todos os amonitas que conquistava. Depois disso, Davi e todo o seu exército voltaram para Jerusalém.
4 – A guerra seguinte foi, outra vez, contra os filisteus, em Gezer. Porém Sibecai, um homem de Husate, matou a Sipai, um dos filhos dos gigantes, e assim os filisteus se entregaram.
5 – Durante outra guerra com os filisteus, Elanã ( filho de Jair ) matou a Lami, irmão do gigante Golias. O cabo da lança desse Lami era grande como o eixo que os tecelões usam!
6 – Ainda houve outra guerra em Gate. Durante essa guerra, um gigante com seis dedos em cada mão e seis dedos em cada pé ( o pai dele também era gigante ) provocou e zombou de Israel;
7 – mas Jônatas matou o gigante. Jônatas era filho de Siméia, irmão de Davi.
8 – Esses gigantes eram filhos dos gigantes de Gate, mas foram mortos por Davi e seus soldados.
I Crônicas 21
1 – ENTÃO SATANÃS trouxe desgraça sobre Israel, porque criou em Davi o desejo de fazer um recenseamento, isto é, contar quanta gente havia.
2 – “Façam uma contagem completa no país inteiro ( desde Berseba até Dã ) e me tragam os totais, ” disse Davi a Joabe a aos outros chefes.
3 – Mas Joabe não gostou da idéia. “Se o Senhor multiplicasse o número das pessoas por cem, toda essa gente não seria do rei? Então por que nos pede para fazer isto? Por que o rei deve obrigar Israel a pecar? “
4 – Porém a ordem do rei acabou vencendo, e Joabe teve de fazer conforme o rei mandou. Joabe viajou por todo Israel e voltou a Jerusalém.
5 – O número total da população que ele deu a Davi era de 1. 100. 000 homens em idade de serviço militar em Israel, e 470. 000 nas mesmas condições em Judá.
6 – Porém ele não contou as tribos de Levi e de Benjamim porque ficou muito aflito com a ordem do rei.
7 – E Deus também não gostou de Davi mandar contar o povo e castigou a Israel por isso.
8 – Mas Davi disse a Deus: “Fui eu que pequei. Por favor, perdoe-me, pois agora reconheço como estava errado ao fazer tal coisa”.
9 – Então o Senhor disse a Gade, o profeta pessoal de Davi.
10 – “Vá e diga a Davi: O Senhor oferece a você três coisas, para você escolher uma delas.
11 – Qual a que você escolhe?
12 – Você pode ter três anos de fome, três meses de destruição causada pelos inimigos de Israel, ou três dias de peste que vai matar muita gente quando o anjo do Senhor trouxer destruição à terra. Pense bem sobre o assunto, e depois me dê a resposta que devo levar aquele que me enviou.
13 – “É terrível ter de escolher uma dessas coisas, ” respondeu Davi, “mas é melhor que eu seja castigado pelas mãos do Senhor do que pelas mãos dos homens, porque Deus é de uma bondade muito grande. “
14 – Então o Senhor mandou uma peste sobre Israel e por causa dessa peste morreram setenta mil homens.
15 – Durante a peste Deus mandou um anjo para destruir Jerusalém. Mas depois Ele teve pena de tanta desgraça e disse ao anjo destruidor: “Pare! Agora chega! ” Nessa ocasião o anjo do Senhor estava perto do terreiro de debulhar trigo de Ornã, o jebuseu.
16 – Quando Davi viu o anjo do Senhor, que estava entre a terra e o céu, com a espada na mão pronta para destruir Jerusalém, ele e os chefes se vestiram com roupas de pano de saco e se ajoelharam no chão diante do Senhor.
17 – Davi disse a Deus: “Fui eu que pequei e agi muito mal porque mandei contar o povo. Mas estas ovelhas, que é que elas fizeram? Ó Senhor meu Deus, destrua a mim e a minha família, mas não destrua o seu povo. “
18 – Então o Anjo do Senhor disse a Gade que falasse com Davi para construir um altar no terreiro de debulhar trigo de Ornã, o jebuseu.
19 – Assim Davi foi falar com Ornã, que estava debulhando trigo nessa ocasião.
20 – Ornã virou-se e viu o anjo; os quatro filhos de Ornã fugiram e se esconderam.
21 – Depois Ornã viu que o rei estava chegando. Por isso ele deixou o terreiro de debulhar trigo e se abaixou até ao chão diante do rei Davi.
22 – Davi disse a Ornã: “Vim comprar de você este terreno e pago o preço que ele vale. Quero construir nele um altar para o Senhor, e a peste vai acabar”.
23 – “Fique com ele, meu senhor, e use o terreno como quiser”, disse Ornã a Davi. “Pegue também os bois para ofertas queimadas; use para fazer fogo esses pedaços de madeira com os quais debulho o trigo, e use o trigo como oferta de cereais. Dou tudo isso ao rei. “
24 – “Não, ” respondeu o rei. “Quero comprar pelo preço que vale. Não posso aceitar o que pertence a você, e dar ao Senhor. Não vou oferecer uma oferta que não me custou nada! “
25 – Assim Davi pagou a Ornã quase seiscentos siclos de ouro.
26 – Construiu um altar ao Senhor ali naquele lugar, e sacrificou ofertas queimadas e ofertas de paz sobre o altar. Ele fez uma oração ao Senhor, que respondeu fazendo descer fogo do céu para queimar a oferta no altar.
27 – Depois o Senhor mandou que o anjo guardasse a espada na bainha.
28 – E quando Davi viu que o Senhor respondeu à oração que ele fez, novamente ofereceu sacrifício ao Senhor.
29 – O tabernáculo e o altar para ofertas queimadas que Moisés fez no deserto estavam no monte de Gibeom,
30 – porém Davi não tinha tempo de ir até lá para orar a Deus, pois estava com muito medo da espada do anjo do Senhor.
Version: VIVA(Br)
Leitura concluída!
Não se esqueça de divulgar, comentar, e se puder.. time um momento para orar sobre o que lemos hoje.
abs e até amanhã!




