Olá, pessoal. Graça e paz!
Vamos para mais um dia de nossa leitura. Espero que a palavra do Senhor continue sendo sua companheira e que o Santo Espírito do Senhor se revele um pouco mais em sua vida.
E se você está atrasado ou ainda não começou, corre que dá tempo! Não deixe de participar e comentar, aqui está nosso post com o plano pra você baixar e a tabela pra acompanhar, e aqui está o índice de posts diários com as leituras!
Leitura do dia
Hebreus 3-4 | Gênesis 48 | Salmo 38
Gênesis 48
Gênesis – 48
1 – NÃO MUITO tempo depois, disseram a José que o pai dele estava doente. José foi com seus dois filhos, Manassés e Efraim, visitar o pai.
2 – Avisaram Jacó: “O seu filho José está aí. Ele quer ver você. ” Com muito esforço, Jacó pôde ficar sentado na cama, para receber melhor o filho.
3 – Depois das saudações, Jacó disse a José: “O Deus Todo-poderoso apareceu a mim na região da cidade de Luz – que é Betel – na terra de Canaã. Ele me abençoou e disse:
4 – “Farei com que você tenha muitos filhos, e que os seus descendentes se multipliquem. Farei com que eles venham a formar muitos povos. Além disso, vou fazer com que os seus descendentes fiquem sendo os legitimas donos deste território, e para sempre!
5 – “Agora, escute bem, José. Os dois filhos seus, Manassés e Efraim, que nasceram neste país, passam a ser meus. Tão meus como Rúben, Simeão e qualquer dos outros! Eles serão conhecidos como filhos de Israel.
6 – Os outros filhos que você tiver serão seus. Algum deles dará nome ao povo que descender de você.
7 – “Quanto sofri quando Raquel morreu! ” continuou Jacó. “Vínhamos vindo de Padã para Efrata – que é Belém quando morreu. Faltava pouco para chegarmos a Efrata. Tive de enterrar sua mãe. Raquel ali mesmo, à beira da estrada de Belém. “
8 – No meio dessas recordações, Jacó notou de repente a presença dos filhos de José. Perguntou quem eram.
9 – “São os filhos que Deus me deu neste país, ” respondeu José. “Traga os dois aqui, perto de mim, ” disse Israel. “Quero abençoar os seus filhos. “
10 – Jacó estava quase cego, por causa da velhice. Enxergava muito mal. José fez os filhos ficarem bem perto do avô deles. Israel beijou e abraçou os netos.
11 – Disse Jacó a José: “Eu não tinha mais esperança de ver você, e veja isto! Deus me fez ver você e os seus filhos!
12 – Depois José afastou de Israel os dois filhos, e ficou inclinado diante do pai, com o rosto em terra.
13 – Depois deu a mão direita a Efraim e a esquerda a Manassés. Os três ficaram de frente para Israel, e bem perto dele. Manassés estava à direita e Efraim à esquerda do avô.
14 – Mas Israel pôs a mão direita sobre a cabeça de Efraim, e a mão esquerda sobre a cabeça de Manassés. Para fazer isso, precisou cruzar os braços. Assim, Israel deu a Efraim – mais novo – a bênção que normalmente caberia a Manassés mais velho.
15 – Israel abençoou José, nas pessoas dos filhos dele. Disse ele: “Deus – o Deus diante de quem andaram os meus pais Abraão e Isaque. Sim, o Deus que me sustentou durante a vida inteira, até hoje
16 – – o Anjo que me tem livrado de todo mal – abençoe estes rapazes. Que eles sejam chamados pelo meu nome, e pelo nome dos meus pais Abraão e Isaque. E que os descendentes deles venham a ser uma verdadeira multidão na terra. “
17 – José viu o pai colocar a mão direita sobre a cabeça de Efraim, e não gostou. Pegou a mão do pai, querendo mudá-la para a cabeça de Manassés.
18 – Enquanto fazia isso, disse José: “Assim não, pai. O filho mais velho é este. Ponha a mão direita sobre a cabeça dele. “
19 – Mas Israel não aceitou isto. Disse ele: “Eu sei, meu filho, eu sei. Os descendentes de Manassés formarão um grande povo. Mas os de Efraim formarão um povo maior ainda. Muitas nações serão formadas por eles. “
20 – Continuando a pronunciar a bênção, disse Jacó: “Vocês servirão de modelo para a bênção que darei a outros. Pensando em vocês, o povo de Israel abençoará outros dizendo: Deus faça a você o que fez a Efraim e a Manassés. Ainda aí Jacó pôs o nome de Efraim na frente do nome de Manassés.
21 – “Vou morrer logo, ” disse Israel a José. “Mas Deus estará com vocês e os levará de volta à terra dos seus pais.
22 – “As terras de Canaã serão repartidas aos meus filhos. Mas você receberá uma parte especial – mais do que seus irmãos. Porque desde já eu dou a você uma encosta de montanha que conquistei dos amorreus com a minha espada e com o meu arco. “
versão: VIVA(Br)
Salmos 38
Salmos – 38
1 – Ó SENHOR, NÃO me castigues enquanto estás irado!
2 – As tuas flechas se cravaram profundamente no meu corpo; todo o peso da tua mão caiu sobre mim.
3 – Por causa da tua ira, todo o meu corpo está doente; o meu pecado destruiu minha saúde.
4 – Estou quase me afogando no mar de meus pecados; eles são tão pesados que já não posso suportar.
5 – As minhas feridas ficam inflamadas e cheias de pus, por causa do meu louco pecado.
6 – Já estou andando curvado e abatido o dia inteiro, como se estivesse de luto.
7 – As minhas costelas ardem como fogo, meu corpo inteiro está doente.
8 – Estou muito cansado, estou desesperado; vivo gemendo porque meu coração está cheio de medo.
9 – Senhor, Tu conheces muito bem o meu desejo; sabes como estou ansioso para recuperar a saúde.
10 – Meu coração bate depressa demais, minha força é pequena; além de tudo isso, estou ficando cego.
11 – Meus amigos, parentes e conhecidos se afastam de mim, com medo da minha doença.
12 – Enquanto isso, meus inimigos fazem planos para me matar. Andam espalhando mentiras a meu respeito e passam dias inteiros imaginando meios de me destruir.
13 – De minha parte, eu me faço de surdo a essas ameaças. Também não respondo uma palavra; fico como mudo,
14 – Verso incluido no anterior
15 – pois confio em Ti, Senhor. Tu me protegerás, Senhor meu Deus!
16 – Tu me protegerás para que meus inimigos não se alegrem quando eu cair, nem me ataquem, quando eu estiver fraco.
17 – Estou quase caindo e isso acontece a toda hora. Carrego essa tristeza comigo dia e noite.
18 – Confesso meus pecados, fico muito triste por causa deles,
19 – mas os meus inimigos são fortes; é grande o número de Pessoas que me odeiam sem razão.
20 – Eles me pagam o bem com o mal, porque eu tomo o partido dos justos e bons.
21 – Ó Senhor, não me abandones! Não fiques longe de mim, meu Deus!
22 – Meu Salvador, vem depressa me socorrer!
versão: VIVA(Br)
Hebreus 3-4
Hebreus – 3
1 – PORTANTO, queridos irmãos, a quem Deus separou para Si mesmo – vocês que estão escolhidos para o céu – eu quero que vocês agora pensem neste Jesus, Aquele que é o Mensageiro de Deus e o Supremo Sacerdote da nossa fé.
2 – Pois Jesus foi fiel a Deus, que O nomeou Supremo Sacerdote, tal como Moisés também servia fielmente na casa de Deus.
3 – Porém Jesus tem muito mais glória do que Moisés, assim como um homem que constrói uma ótima casa recebe mais elogios do que a casa.
4 – E muita gente pode construir uma casa, mas só Deus é quem fez todas as coisas.
5 – Ora, Moisés fez uma boa obra trabalhando na casa de Deus, porém ele era apenas um servo; e sua obra foi principalmente esclarecer e lembrar aquelas coisas que aconteceriam mais tarde.
6 – Mas Cristo, o Filho de Deus, é fiel e é o responsável absoluto pela casa de Deus. E nós os cristãos, somos a casa de Deus Ele mora em nós – se conservarmos a nossa coragem firme até o fim, bem como a nossa alegria e a nossa confiança no Senhor.
7 – E, uma vez que Cristo é tão superior, o Espírito Santo nos adverte que O escutemos, que não deixemos de ouvir sua voz hoje
8 – e não permitamos que o nosso coração se endureça contra Ele como o povo de Israel fez. Eles se endureceram contra o seu amor e se queixaram dele no deserto enquanto Ele os estava pondo à prova.
9 – Deus, porém, teve paciência com eles durante quarenta anos, embora a sua paciência tivesse sido terrivelmente submetida à prova por eles. E Ele continuou a fazer seus portentosos milagres para que eles vissem.
10 – “Porém Eu”, diz Deus, “fiquei muito irado com eles, pois seus corações estavam sempre olhando para um outro lugar ao invés de levantarem os olhos para Mim, e nunca acharam os caminhos que eu desejava que eles seguissem”.
11 – Então Deus, cheio desta ira contra eles, obrigou-Se com um juramento a jamais permitir que eles chegassem ao lugar de descanso dele.
12 – Portanto, tomem cuidado com seus próprios corações, queridos irmãos, para não virem a descobrir que eles também são maus e incrédulos, e estão levando vocês para longe do Deus vivente.
13 – Falem diariamente uns com os outros a respeito destas coisas enquanto ainda há tempo, para que nenhum de vocês, cegado pela fascinação do pecado, se torne endurecido contra Deus.
14 – Porque se formos fiéis até o fim, confiando em Deus tal como fizemos no princípio, quando nos tornamos cristãos, participaremos de tudo quanto pertence a Cristo.
15 – Mas o tempo é agora: Nunca se esqueçam da advertência: “Hoje, se ouvirem a voz de Deus falando a vocês, não endureçam seus corações contra Ele, como fez o povo de Israel quando se rebelou contra ele no deserto”.
16 – E quem eram essas pessoas de quem estou falando, que ouviram a voz de Deus falar-lhes, porém depois se rebelaram contra Ele? Eram aqueles que saíram do Egito com o seu líder Moisés.
17 – E quem é que deixou Deus irado durante todos aqueles quarenta anos? Estas mesmas pessoas que pecaram e como conseqüência morreram no deserto.
18 – E a quem Deus estava falando quando declarou com juramento que eles jamais poderiam entrar na terra que Ele prometera ao seu povo? Estava falando a todos aqueles que Lhe desobedeceram.
19 – E por que não puderam entrar? Porque não confiaram nele.
Hebreus – 4
1 – EMBORA A PROMESSA de Deus ainda esteja de pé – sua promessa de que todos podem entrar no seu lugar de descanso – devemos tremer de medo, porque alguns de vocês podem estar à beira de, no fim de tudo, não conseguir chegar lá.
2 – Porque esta maravilhosa noticia de que Deus deseja nos salvar foi-nos dada tal como foi àqueles que viveram no tempo de Moisés. Entretanto, não lhes fez nenhum bem. porque eles não creram nela. Não a combinaram com a fé.
3 – Pois somente nós, os que cremos em Deus, podemos entrar no seu lugar de descanso. Ele afirmou: “Jurei em minha ira que aqueles que não crêem em Mim nunca entrarão”, mesmo apesar de Ele estar preparando e esperando por eles desde o principio do mundo.
4 – Nós sabemos, que Ele está preparando e esperando porque está escrito que Deus descansou no sétimo dia da criação, depois que terminou tudo quanto havia planejado fazer.
5 – Mesmo assim eles não entraram, pois Deus finalmente disse: “Eles nunca entrarão no meu descanso”.
6 – Entretanto, a promessa continua, e alguns entraram; mas não aqueles que tiveram a primeira oportunidade, pois desobedeceram a Deus e não conseguiram entrar.
7 – Mas Ele fixou uma outra ocasião para se entrar, e esta ocasião é agora. Ele anunciou isto por meio do Rei Davi, muitos anos depois do primeiro fracasso do homem na tentativa de entrar, dizendo nas palavras já citadas: “Hoje, quando vocês O ouvirem chamar, não endureçam o coração contra Ele”.
8 – Este novo lugar de descanso acerca do qual ele está falando não quer dizer a terra de Israel, pala a qual Josué os conduziu. Se Deus quisesse dizer isso, não teria falado muito depois a respeito de “hoje” como a ocasião para entrar.
9 – Portanto, há um descanso completo e perfeito ainda esperando o povo de Deus.
10 – Cristo já entrou lá. Está descansando do seu trabalho, tal como Deus fez após a criação.
11 – Façamos o melhor que pudermos para entrar também naquele lugar de descanso, tomando cuidado para não desobedecermos a Deus como fizeram os filhos de Israel, e assim não conseguiram entrar.
12 – Tudo quanto Deus nos diz é cheio de força viva: é mais cortante do que o punhal mais afiado, e corta rápido e profundo em nossos pensamentos e desejos mais íntimos em todos os seus detalhes, mostrando-nos como somos na realidade.
13 – Ele sabe de cada um, em cada lugar. Cada coisa a respeito de nós está descoberta e escancarada aos olhos penetrantes do nosso Deus vivente; nada pode se esconder dele, a quem devemos prestar contas de tudo o que fizemos.
14 – Mas Jesus, o Filho de Deus, é o nosso grande Supremo Sacerdote que foi diretamente para o céu, a fim de nos ajudar; portanto não deixemos nunca de confiar nele.
15 – Este nosso Supremo Sacerdote compreende as nossas fraquezas, visto que Ele teve as mesmas tentações que nós temos, ainda que Ele nunca cedeu a elas nem pecou.
16 – Portanto, vamos ousadamente até o próprio trono de Deus e permaneçamos lá para recebermos a sua misericórdia e acharmos a sua graça para nos ajudar em nossos tempos de necessidade.
versão: VIVA(Br)
Leitura concluída!
Não se esqueça de divulgar, comentar, e se puder.. time um momento para orar sobre o que lemos hoje.
abs e até amanhã!
Deus não nos prova além daquilo que não podemos suportar, mais nos dará graça para passarmos nas provações.
[…] Link […]