Olá, pessoal. Graça e paz!
Vamos para mais um dia de nossa leitura. Hoje finalizaremos o livro de Gênesis!
E se você está atrasado ou ainda não começou, corre que dá tempo! Não deixe de participar e comentar, aqui está nosso post com o plano pra você baixar e a tabela pra acompanhar, e aqui está o índice de posts diários com as leituras!
Leitura do dia
Hebreus 5-6 | Gênesis 49-50 | Salmo 39
Gênesis 49-50
Gênesis – 49
1 – DEPOIS JACÓ mandou chamar os outros filhos, e disse: “Fiquem todos juntos, e eu direi a vocês coisas que vão acontecer no futuro:
2 – “Ouçam todos juntos, filhos de Jacó. Escutem as palavras de seu pai:
3 – “Rúben, você é o meu primeiro filho. Você é a expressão da minha força, o primeiro fruto da minha vitalidade. Você é o melhor, não só na aparência altiva, mas também na força.
4 – Você é arrojado como correntes de águas. Entretanto, não será o melhor de todos, porque usou em pecado a cama do seu pai! Você manchou a cama do seu pai!
5 – “Simeão e Levi são irmãos por parte de pai e mãe. Usam a espada para a violência.
6 – Não faço parte dos planos deles, e não permito que eles gozem da minha fama. Porque não controlaram a fúria, e saíram matando homens e aleijando bois.
7 – Coração maldoso é o que eles têm! Pois lanço maldição sobre a tremenda fúria deles, e sobre o duro rancor que demonstraram. Dentro do próprio povo de Israel dividirei as forças e os homens de Simeão e Levi!
8 – “Com Judá é diferente! Judá, os seus irmãos lhe farão elogios e mostrarão grande respeito por você. A sua mão esmagará os seus inimigos!
9 – Judá é como um leão novo. Meu filho, você pegou a sua presa e depois subiu vitorioso. Agora fica inclinado e deitado como leão, ou como leoa. Será que alguém tem coragem de acordar Judá?!
10 – Ninguém tirará dele o trono real, até chegar Siló, aquele que é o verdadeiro dono dele. Os povos lhe obedecerão.
11 – Terá tão grandes plantações de uvas, que amarrará o jumento dele num pé de uvas. Usará mesmo a melhor parreira para amarrar o animal de carga! Produzirá tanto vinho, que lavará roupa nele! Sim, lavará a capa dele com suco de uva! Sempre dispõe de vinho para beber.
12 – Não estão sempre brilhantes os olhos dele? E nunca falta leite em sua casa. Vejam os dentes dele! Estão sempre brancos, por causa do leite que bebe.
13 – “Zebulom vai morar na zona das praias do mar. No território dele estarão os portos. As terras de Zebulom chegarão até Sidom.
14 – “Issacar é como um jumento de fortes ossos. Vive deitado entre os rebanhos de ovelhas.
15 – Viu que era bom ficar descansando e gozando as delícias da boa terra. Para continuar assim, aceitou carga dos outros, e concordou em trabalhar como escravo.
16 – “Dã será juiz do povo, como se fosse uma só tribo.
17 – Dã será como uma serpente ao lado da estrada, como uma cobra na beira do caminho. Será como a cobra que morde o calcanhar do cavalo, ele empina, e o cavaleiro cai para trás.
18 – “Senhor, confio em que me salve!
19 – “Gade será atacado por guerrilheiros. Mas depois ele irá atrás deles e os atacará.
20 – “Aser terá fartura de mantimento. Produzirá coisas deliciosas, dignas de reis.
21 – “Naftali é leve e elegante como uma gazela solta nos campos. E como fala bonito!
22 – “José é como um ramo cheio de frutas, como um ramo frutifero junto de uma fonte. Os galhos desse ramo passam para o outro lado do muro.
23 – Guerreiros amargam a vida dele. Atiram flechas nele e o aborrecem.
24 – Mas o arco de José continua firme. As mãos do Poderoso de Jacó, sim, as mãos do Pastor e Rocha de Israel dão energia aos braços de José para a ação.
25 – É o Deus do seu pai que o ajudará, José. O Todo-poderoso vai abençoar você com bênçãos dos altos céus, com bênçãos dos lugares profundos, e com as bênçãos da maternidade fecunda e cheia de saúde!
26 – As bênçãos deste seu pai são muito mais e maiores do que as bênçãos de meus pais. São tantas e tão grandes que é como se chegassem ao topo dos montes eternos. Que estas bênçãos venham sobre a cabeça de José. Sim, pois ele é mais notável do que todos os seus irmãos!
27 – “Benjamim é como um lobo. De manhã devora a presa, e de tarde reparte o que sobrou. “
28 – Aí estão citadas as doze tribos de Israel. E aí está registrado o que o pai delas falou. Deu a cada um a bênção própria.
29 – Depois Israel deu aos filhos estas instruções; “Vou morrer logo – e vou ficar junto com o meu povo, que foi antes de mim. Vocês devem enterrar os meus restos mortais na caverna do campo do heteu Efrom. Lã onde foram enterrados os meus pais.
30 – “Estou falando na caverna que fica no campo de Macpela, que faz fronteira com Manre, na terra de Canaã. Abraão comprou aquele campo e a caverna de Efrom, e recebeu a escritura de posse da propriedade. Fez a compra para usar a caverna como cemitério particular.
31 – “Ali foram enterrados os dois casais: Abraão e Sara, e Isaque e Rebeca. Ali enterrei Lia, minha mulher.
32 – Todos eles estão enterrados na caverna e no campo comprados dos heteus. “
33 – Logo depois de ter dado essas ordens e instruções aos filhos, Jacó morreu. Simplesmente encolheu os pés na cama, e morreu. E se juntou ao povo dele.
Gênesis – 50
1 – JOSÉ SE LANÇOU sobre o pai, beijou o rosto dele, e ali ficou chorando.
2 – Ele tinha criados que eram médicos. Mandou embalsamar o corpo de Israel. Os médicos obedeceram.
3 – O processo de embalsamamento durou quarenta dias – que era o prazo normal para isso. Os egípcios fizeram luto de setenta dias.
4 – Depois que terminou o período de luto, José teve uma entrevista com pessoas da casa de Faraó. Disse ele: “Por favor, peço que falem por mim a Faraó. Digam a ele que falei isto:
5 – Meu pai me fez prometer uma coisa séria. Disse ele: Vou morrer logo. Na terra de Canaã preparei um túmulo para mim. Prometa que me enterrará naquele túmulo. Desejo ir para lã e fazer o enterro do meu pai. Depois eu volto.
6 – “Faça isso, ” respondeu Faraó. “Cumpra a promessa que fez a seu pai. “
7 – José foi – e não foi sozinho. Foram com ele todos os oficiais do rei, os membros mais importantes da família do rei, e todas as pessoas mais importantes da nação egípcia.
8 – Isto sem contar a família de José, os irmãos dele e os demais membros da família de Jacó. Dos parentes de Jacó residentes no Egito, só ficaram lá as crianças. Naturalmente deixaram no Egito os rebanhos e o gado.
9 – Foi organizada também uma grande caravana de carros e cavaleiros. Deste modo, o acompanhamento do enterro foi enorme.
10 – Chegaram no terreiro de secagem de Atade – a oeste do rio Jordão. Ali choraram muito a morte de Jacó. José chorou o pai durante sete dias.
11 – Os cananeus que moravam naquela região viram o luto no terreiro. Ficaram admirados com as demonstrações de tristeza, e diziam: “Mas como estão chorando esses egípcios! ” Por isso aquele lugar – que fica para lá do Jordão – tomou o nome de Abelmizraim, que quer dizer “Choro dos Egípcios”
12 – Os filhos de Israel fizeram o que o pai deles tinha mandado.
13 – Foram à terra de Canaã e enterraram o corpo na caverna do campo de Macpela, na fronteira de Manre. Essa caverna e esse campo é que Abraão tinha comprado do heteu Efrom. Abraão recebeu escritura de posse, com direito de usar a propriedade como cemitério da família.
14 – Depois José, seus irmãos e todos os que foram com eles ao enterro, voltaram para o Egito.
15 – Com Jacó morto, os irmãos de José ficaram com medo. Disseram uns aos outros: “Agora decerto José vai perseguir a gente. Decerto vai querer tirar desforra do mal que fizemos a ele”.
16 – Por isso mandaram este recado a José: “Antes de morrer, o seu pai deixou uma mensagem a você.
17 – A mensagem é esta: Perdoe as maldades dos seus irmãos. Perdoe o pecado que cometeram, com o mal que fizeram a você. Agora lhe pedimos que perdoe o mal que fizemos. Pecamos, é certo, mas somos servos de Deus. ” Enquanto estavam transmitindo o recado dos irmãos dele, José ficou chorando.
18 – Depois os irmãos foram falar pessoalmente com ele. Ficaram inclinados diante de José, e então dirigiram a palavra a ele. Disseram: Aqui estamos, prontos para servi-lo como seus escravos.
19 – “Não tenham medo, ” respondeu José. “Por acaso estou no lugar de Deus?
20 – “É bem verdade que vocês planejaram o mal para mim. Mas Deus transformou o mal em bem, para fazer aquilo que agora vocês estão vendo. Porque por este meio Deus está salvando a vida de muita gente.
21 – “Daí, não tenham medo. Vou garantir o sustento de vocês e dos seus filhos. ” As palavras de José tocaram o coração dos irmãos. Eles ficaram entusiasmados!
22 – José e toda a família de Jacó ficaram morando no Egito. José viveu 110 anos.
23 – Chegou a ver os filhos e os netos de Efraim. Viu também os filhos de Maquir, filho de Manassés. José teve a alegria de tomar os netos nos joelhos.
24 – No fim da vida, José disse aos irmãos dele: “Está chegando o dia da minha morte. Mas tenho absoluta certeza de que Deus virá ao encontro de vocês no tempo certo. Ele fará com que vocês saiam do Egito e voltem para Canaã. Porque Se prometeu dar aquela terra a Abraão, a lsaque e a Jacó. “
25 – Então José pediu que os irmãos dele fizessem uma promessa. Disse José: “Como é certo que Deus fará o que acabo de dizer, prometam que levarão os meus ossos com vocês quando voltarem para Canaã. “
26 – José morreu com 110 anos. O corpo foi embalsamado e posto num caixão, no Egito.
versão: VIVA(Br)
Salmos 39
Salmos – 39
1 – PENSEI COMIGO MESMO tenho de tomar cuidado com o que falo, para não cair no pecado de reclamar contra Deus. Ficarei bem calado, especialmente quando estiver na presença de pessoas que não obedecem ao Senhor.
2 – Então fiquei quieto como um mudo; nada falei, nem sequer coisas boas, e o resultado foi que a minha dor aumentou.
3 – O meu coração pegou fogo dentro do peito enquanto pensava no problema.
4 – Então finalmente pedi a Deus: Senhor, mostra-me o pouco tempo que me resta aqui na terra. Mostra-me como a vida é curta e eu sou frágil.
5 – Que é a minha vida aos teus olhos? Nada! Tem apenas alguns momentos de duração. É verdade… Por mais rico e poderoso que seja o homem, a sua vida não passa de um breve vazio.
6 – Ele é uma simples sombra, que passa num instante. O homem se preocupa em vão com a vida; ele se esforça, ajunta riquezas que ficarão para pessoas estranhas!
7 – Por isso, Senhor, Tu és a minha única esperança!
8 – Liberta-me de todas as minhas maldades e pecados, para que não zombem de mim.
9 – Senhor, fico calado diante de Ti, pois sei que este castigo veio de Ti.
10 – Tira, Senhor, este castigo! Já não agüento mais receber os golpes da tua mão.
11 – Quando castigas alguém por causa de seus pecados, tiras o que ele tem de mais precioso. Sim, a vida humana não passa de um sopro.
12 – Ó Senhor, ouve a minha oração! Escuta os meus gritos pedindo socorro! Não fiques calado, vendo as minhas lágrimas rolarem. Nesta terra eu sou apenas um viajante, como foram os meus pais; no entanto, sou teu convidado! Cuida de mim!
13 – Desvia de mim esse teu olhar irado; deixa-me tomar fôlego para continuar vivendo, senão morrerei e desaparecerei para sempre.
versão: VIVA(Br)
Hebreus 5-6
Hebreus – 5
1 – O SUPREMO SACERDOTE judaico é simplesmente um homem como qualquer outro, porém é escolhido para falar por todos os outros homens naquilo que eles têm a tratar com Deus.
2 – E porque é homem, pode tratar com bondade os outros homens, embora estes sejam insensatos e ignorantes, pois ele também está rodeado das mesmas tentações e compreende muito bem os problemas deles.
3 – Ele apresenta as ofertas deles a Deus e oferece a Ele o sangue dos animais que são sacrificados para cobrir os pecados do povo e os seus próprios pecados também.
4 – Outra coisa a ser lembrada é que ninguém pode ser supremo sacerdote só porque deseja ser. Tem de ser chamado por Deus para este trabalho, da mesma forma como Deus escolheu Arão.
5 – Foi por isso que Cristo não Se elegeu a Si próprio para a honra de Supremo Sacerdote; não, Ele foi escolhido por Deus. Deus Lhe disse: “Meu filho, hoje eu O dignifiquei. “
6 – E noutra ocasião Deus Lhe falou: “Foi escolhido para ser sacerdote para sempre, da mesma classe que Melquisedeque”.
7 – Ainda mais, enquanto estava aqui na terra, Cristo suplicou a Deus, orando com lágrimas e agonia de alma ao único que O salvaria da morte ( prematura ). E Deus ouviu as orações dele por causa do seu intenso desejo de obedecer a Deus em todos os momentos.
8 – E embora Jesus fosse o Filho de Deus, teve de aprender por experiência própria o que era obedecer, quando a obediência significa sofrimento.
9 – Foi depois desta experiência, quando Ele provou que era perfeito, que Jesus se tornou o doador da salvação eterna a todos os que Lhe obedecem.
10 – Lembrem-se que Deus O escolhera para ser Supremo Sacerdote da mesma classe que Melquisedeque.
11 – Existe muito mais que eu gostaria de falar nestas linhas, mas vocês parecem não prestar atenção, portanto é difícil fazê-los compreender.
12 – Vocês agora já são cristãos há muito tempo e já deviam estar ensinando aos outros, mas ao invés disso andaram para trás, a tal ponto que precisam de alguém que lhes ensine completamente de novo, até mesmo as primeiras noções da Palavra de Deus. Vocês são como criancinhas que só podem beber leite, sem idade suficiente para alimento sólido.
13 – E quando uma pessoa ainda está vivendo de leite, isso demonstra que ela ainda não foi muito longe na vida cristã, e não sabe muito sobre a diferença entre o certo e o errado. Ainda é um cristão-bebê!
14 – Vocês nunca poderão comer alimento espiritual sólido, nem compreender as coisas mais profundas da Palavra de Deus enquanto não se tornarem melhores cristãos, e não aprenderem a distinguir o certo do errado por meio da experiência em fazer o que é correto.
Hebreus – 6
1 – PAREMOS DE ESTAR voltando repetidamente aos mesmos assuntos antigos, sempre ensinando aquelas primeiras lições sobre Cristo. Em vez disso avancemos para outras coisas e nos tornemos amadurecidos no nosso entendimento, tal como devem ser os cristãos fortes. Certamente não precisamos falar mais acerca da insensatez de alguém tentar salvar-se por ser bom, nem sobre a necessidade da fé em Deus.
2 – Vocês não necessitam de mais instruções em torno do batismo, dos dons espirituais, da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno.
3 – Se Deus quiser, avançaremos agora para outras coisas.
4 – Não adianta nada procurar novamente trazê-los de volta ao Senhor, se já uma vez vocês compreenderam a Boa Nova e experimentaram por si próprios as coisas boas do céu, e participaram do Espírito Santo,
5 – e sabem como é boa a Palavra de Deus, e sentiram as forças poderosas do mundo que está para vir,
6 – e depois vocês se voltaram contra Deus. Vocês não podem tornar a se arrepender se pregaram novamente o Filho de Deus na cruz ao rejeitá-lo, exibindo-O à zombaria e à vergonha pública.
7 – Quando a terra de um lavrador recebeu muitas chuvas e surgiram boas colheitas, aquela terra obteve a bênção de Deus sobre ela.
8 – Porém se continuar dando safras de ervas daninhas e espinhos, essa terra é considerada imprestável, e está pronta para ser condenada e Queimada.
9 – Caros amigos, muito embora eu esteja falando assim, na realidade não creio que se aplique a vocês o que eu estou dizendo. Estou certo de que vocês estão produzindo o bom fruto que acompanha a salvação de vocês.
10 – Porque Deus não é injusto. Como é que Ele pode esquecer-Se do trabalho incansável de vocês por ele, ou esquecer-Se do modo pelo qual vocês costumavam mostrar o seu amor por Ele – e ainda mostram auxiliando os seus filhos?
11 – E a nossa preocupação é que vocês continuem assim mesmo, amando os outros enquanto a vida durar, a fim de que recebam a sua recompensa completa.
12 – Então, sabendo o que está guardado para vocês lá adiante, vocês não se cansarão de ser cristãos, nem se tornarão espiritualmente insensíveis e indiferentes, mas estarão ansiosos para seguir o exemplo daqueles que recebem tudo quanto Deus lhes prometeu por causa do vigor da sua fé e da sua perseverança.
13 – Por exemplo, a promessa de Deus a Abraão: Deus jurou pelo seu próprio Nome, visto que não havia ninguém maior por quem jurar,
14 – que Ele abençoaria Abraão constantemente, que lhe daria um filho e o faria pai de uma grande nação.
15 – Abraão, então, esperou com paciência até que finalmente Deus lhe deu um filho, Isaque, tal como havia prometido.
16 – Quando um homem faz um juramento, está invocando alguém maior do que ele próprio, para forçá-lo a fazer aquilo que prometeu, ou para castigá-lo se mais tarde ele se recusar a fazê-lo; o juramento termina toda a discussão sobre o assunto.
17 – Deus também Se comprometeu fazendo um juramento, a fim de que os que Ele prometera ajudar soubessem com toda a certeza e nunca precisassem recear que Ele mudaria seus planos.
18 – Ele nos deu tanto sua promessa como seu juramento, duas coisas em que podemos fiar-nos inteiramente, pois é impossível Deus dizer uma mentira. Agora, todos quantos se refugiam nele para ser salvos, podem criar um novo ânimo quando recebem tais garantias da parte de Deus; eles agora podem saber sem duvidar que Ele lhes dará a salvação que lhes prometeu.
19 – Esta esperança segura de ser salvos é para as nossas almas uma âncora forte e de confiança, que nos liga ao próprio Deus, do, outro lado do véu sagrado do céu,
20 – aonde Cristo penetrou à nossa frente para interceder por nós, valendo-se da sua situação de nosso Supremo Sacerdote, com a honra e da mesma classe que Melquisedeque.
versão: VIVA(Br)
Leitura concluída!
Não se esqueça de divulgar, comentar, e se puder.. time um momento para orar sobre o que lemos hoje.
abs e até amanhã!
A vida humana não passa de um sopro!
Aproveite todas as oportunidades.
[…] Link […]