O que a Bíblia diz sobre família?

Neste artigo a ideia é explanar um poucos mais sobre o que a bíblia diz sobre família, no aspecto de membros, cooperação e algumas práticas. Participe colocando seus comentários e falando sobre isso em sua igreja.

Vivemos em um mundo onde temos cada vez mais casais se divorciando, filhos sem uma figura materna ou paterna, famílias destruídas por vícios e por falta de amor. O que a Bíblia tem para nós neste aspecto? Quais suas instruções?

A família é projeto de Deus

Certamente você já leu, ouviu e talvez até repetiu essa frase, mas afinal, o que é uma família? Se, para nós cristãos, só é possível haver uma família quando homem se une a uma mulher, para a sociedade atual, essa é apenas uma das suas muitas expressões.

No conceito popular, família é a união de pessoas, não importando se são do mesmo sexo ou não. Neste artigo, veremos os princípios bíblicos para a família.

O que constitui uma família?

Além da família dita tradicional, há outras estruturas existentes. Vejamos:

Família monoparental

Quando os filhos são criados apenas por um dos pais; isto é, ou só pelo pai, ou só pela mãe. Ocorre, sobretudo, naquelas lares onde há divórcio, óbito, abandono de lar e situações similares.

Família ampliada

São aquelas em que há, além da família nuclear (pais e filhos), a presença de avós, tios, sobrinhos, etc

Obs.: O que estamos dizendo neste parágrafo são de famílias comandadas por outros parentes, suprindo a carência da mãe e do pai.

Família alternativa

São aquelas formadas por homossexuais, lésbicas, bissexuais e assim por diante.

Famílias comunitárias

Nesta composição, a educação dos filhos é descentralizada, não sendo responsabilidade dos pais apenas, mas de todos os membros adultos que compõe a família.

E quanto a Bíblia?

De acordo com o primeiro livro da Bíblia, primeiramente Deus criou o homem, observando em seguida que não seria bom mantê-lo só (Gn. 2.18). Deste modo, o Senhor o fez dormir e criou, de sua costela, a mulher para ser sua companheira (Gn 2.21-22). Desse da em diante, o homem e a mulher passaram a compor o que denominamos “família”.

Com essa composição, foi confirmada e possibilitada a continuidade da espécie. Para isso, deve haver sempre a criação prévia de uma nova célula familiar.

E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
Gênesis 1:27,28

A primeira menção da palavra “família” nas escrituras encontra-se em Gn. 12.3. Contudo, muito antes disso, está claro que o Senhor sempre considerou o homem, sua mulher e seus filhos como a estrutura ideal (Gn 4.1; 7.1; 8.16.18; 9,1)

E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Gênesis 12:3

E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem. Gênesis 4:1

Depois disse o SENHOR a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração. Gênesis 7:1

Sai da arca, tu com tua mulher, e teus filhos e as mulheres de teus filhos.
Todo o animal que está contigo, de toda a carne, de ave, e de gado, e de todo o réptil que se arrasta sobre a terra, traze fora contigo; e povoem abundantemente a terra e frutifiquem, e se multipliquem sobre a terra.
Então saiu Noé, e seus filhos, e sua mulher, e as mulheres de seus filhos com ele. Gênesis 8:16-18

E abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra. Gênesis 9:1

Funções da Família

Por que a exigência de uma família? Homens e mulheres não poderiam, sem o compromisso de união, gerarem filhos e seguirem, após isso, seus próprios caminhos? Não poderiam eles escolher, a seu bel-prazer qual a estrutura que melhor lhes conviesse? A resposta bíblia pra isso é: “Não!”

O primeiro passo a ser observado na perpetuação e multiplicação da raça humana é o da união heterogênica (homem e mulher) e monogâmica (um único homem e uma única mulher). Gn 2.24

Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. Gênesis 2:24

Observe no verso acima que não há pluralidade, igualdade sexual ou dissolução alguma prevista neste princípio.

Por que as famílias são necessárias?

Para que haja proteção: Proteção emocional, cultural, espiritual e social (Sl 128; Ef 5.28-33; 6.1-3)

Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Efésios 5:28

Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. Efésios 6:1-3

Para que haja referências e socialização saudáveis. Como uma criança aprenderá bons costumes, desenvolverá um caráter honrado e ficará pronta para conviver com os demais se não compreender isso a partir dos exemplos de casa pelos pais? (Pv 4,1-7; 22.6; Jo 5.19)

Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes a prudência.
Pois dou-vos boa doutrina; não deixeis a minha lei.
Porque eu era filho tenro na companhia de meu pai, e único diante de minha mãe.
E ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive.
Adquire sabedoria, adquire inteligência, e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca.. Provérbios 4:1-5

Para que haja afeto. Nós, seres humanos, somos profundamente afetivos e carentes de correspondência emocional. Pessoas solitárias tendem a ser vulneráveis, depressivas, agressivas, e antissociais (Ec 4.9-12)

Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.
Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.
Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará?
E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa. Eclesiastes 4:9-12

Para que haja perpetuação da espécie. Deus não concedeu ao homem ou à mulher, individualmente a capacidade biológica necessária para a reprodução da espécie, mas 50% a cada um deles. Sem essa combinação e complementação, ser humano algum jamais viria à existência (Gn. 1.27-28).

Para que haja formação espiritual saudável. todos nascem com potencial para temer a Deus, mas também para abandoná-lo. Cabe aos pais ensinar à criança, desde muito cedo, qual é o bom e único Caminho para o Pai, quem é o Senhor e quais as verdades eternas (Dt. 6.4-8, 20-25; Js 4.20-22; 2Tm 1.3-5; 3.14-17).

Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. Deuteronômio 6:4-8

Uma única geração sem conhecimento de Deus é o suficiente para atrair caos, a ira divina e o sofrimento sobre toda uma nação (Jz 2.6-15)

Mandamentos Práticos para as famílias do século XXI

Vivemos dias sombrios, em que os homens, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, têm sido entregues a uma disposição mental reprovável. O resultado disso é que a quebra dos princípios divinos tem se multiplicado desenfreadamente (Rm. 1.28-31; 2Tm 3.1-5)

Nosso papel é compreender e ensinar. Nós cremos que o modelo proposto pela Bíblia é o melhor modelo; saudável, próspero, amoroso e confiável.

A Seguir, vejamos alguns ordenamentos práticos para mantermos nossa família perante Deus, unida feliz e próspera:

Separe um tempo para o diálogo. (Dt. 6.6-7). Desenvolva o hábito de desligar a TV durante as refeições e sentar-se à mesa com a família. Estabeleça jejum de internet, viagem juntos e sem aparelhos eletrônicos à mão. Não permita que o mundo virtual se torne uma barreira intransponível entre você, seu cônjuge, seus filhos e demais familiares.

E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Deuteronômio 6:6,7

Separe um tempo para o romance. (Pv 5.15-21). Reserve para seu cônjuge um pouco de sua energia emocional e do seu tempo. Um dia ou um final de semana longe dos filhos ajuda bastante, recarrega as baterias e reacende o amor

Bebe água da tua fonte, e das correntes do teu poço.
Derramar-se-iam as tuas fontes por fora, e pelas ruas os ribeiros de águas?
Sejam para ti só, e não para os estranhos contigo.
Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade.
Como cerva amorosa, e gazela graciosa, os seus seios te saciem todo o tempo; e pelo seu amor sejas atraído perpetuamente.
E porque, filho meu, te deixarias atrair por outra mulher, e te abraçarias ao peito de uma estranha?
Eis que os caminhos do homem estão perante os olhos do Senhor, e ele pesa todas as suas veredas. Provérbios 5:15-21

Separe um tempo para Deus (Mt 6.33). Essa é uma prática em extinção na maioria dos lares cristãos. Os cultos devocionais, tão valorizados no passado, já não fazem mais parte do cotidiano das famílias. Resgate a oração em família. Estabeleça alvos de leitura bíblica diária. Veja aqui alguns planos para leituras bíblicas

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33

Separe um tempo para o lazer (Ec 2.22-26). Ninguém é de ferro e a vida é passageira. Viagens, refeições em família e outras atividades triviais não devem jamais ser relegadas a um lugar de pouca importância. A convivência familiar e as atividades lúdicas são de valor inestimável tanto para a mente quanto para o fortalecimento dos laços afetivos.

Porque, que mais tem o homem de todo o seu trabalho, e da aflição do seu coração, em que ele anda trabalhando debaixo do sol?
Porque todos os seus dias são dores, e a sua ocupação é aflição; até de noite não descansa o seu coração; também isto é vaidade.
Não há nada melhor para o homem do que comer e beber, e fazer com que sua alma goze do bem do seu trabalho. Também vi que isto vem da mão de Deus.
Pois quem pode comer, ou quem pode gozar melhor do que eu?
Porque ao homem que é bom diante dele, dá Deus sabedoria e conhecimento e alegria; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte, e amontoe, para dá-lo ao que é bom perante Deus. Também isto é vaidade e aflição de espírito. Eclesiastes 2:22-26

Separe um tempo para a causa de Deus (Sl 122.1; 84.10). Em tempos de ativismo, muitos têm sacrificado noites e finais de semana em prol dos trabalhos e estudos. Entretanto, é inútil levantar de madrugada, repousar tarde e comer o pão de dores (Sl 127.2) quando Deus não está no centro.

Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor. Salmos 122:1

De acordo com o Salmo 128, o segredo da prosperidade e da felicidade está, sobretudo, no temos ao Senhor e na observância dos seus mandamentos.

Não abra mão dos cultos, de levar toda a família para o templo e de se sentarem juntos na casa de Deus. Esses são hábitos que só trarão benefícios, alegrias e estabilidade à família.

Vamos conversar sobre?

  1. Qual sua opinião sobre a adoção de filhos?
  2. Em famílias monoparentais, a educação dos filhos pode ser comprometida?
  3. O que a igreja pode fazer em favor do fortalecimento das famílias. O que a sua tem feito?

Vamos orar para que Deus nos ajude na compreensão e na preservação dessa célula fundamental dentro da sociedade

Gostou deste artigo? Quer aprender mais da bíblia? navegue pelos nossos menus e conheça nossa sessão “Compreendendo a Bíblia
Quer pedir algum artigo, ser nosso patrocinador ou nos enviar um “olá”? clique aqui

Tags:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *