Quantos idiomas haviam antes da Torre de Babel

Um assunto temos a impressão de contradição da bíblia é sobre o número de idiomas que haviam antes da Torre de Babel e depois da Torre de Babel. Neste artigo vamos esclarecer os textos. Boa leitura!

Textos analisados

Havia apenas um idioma.
Gn 11:1, 11:6

Haviam muitos idiomas.
Gn 10:5, 10:20, 10:31″

Muitos Idiomas

Gn 10:5 – Por estes, foram repartidas as ilhas das nações nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, entre as suas nações.

Gn 10:20 – Estes são os filhos de Cam, segundo as suas famílias, segundo as suas línguas, em suas terras, em suas nações.

Gn 10:31 – Estes são os filhos de Sem, segundo as suas famílias, segundo as suas línguas, em suas terras, em suas nações.
Obs. do intelectual: Estes versos mostram que, ao contrário de 11:1, existiram muitos idiomas antes que a construção da torre de Babel começasse.

Apenas um

Gn 11:1 – E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala.
Gn 11:6 – e o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e, agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.

Compreendendo e descontradizendo

Basta ler com atenção o cap.10 e vocês verão que:

  1. O cap.10 é a genealogia dos filhos de Jafé (Jafetitas), Cam (Camitas) e Sem (Semitas).
  2. O vs.5, 20 e 31 falam claramente: “Deles procedem”, “São esses os descendentes”, “Por estes foram repartidas”,”segundo as suas famílias”, etc.
  3. O cap.10 está dizendo portanto que as nações descendem deles e não que os filhos de Noé cada um falava uma língua diferente do outro. O autor descreve a genealogia até onde deseja e depois volta a falar da era pós-diluviana.
  4. O que a Bíblia do Cético pelo jeito aconselha, é que deveria falar da genealogia até onde eles falavam a mesma língua. Daí relatava a respeito da torre de Babel e aí sim recomeçava tudo de novo a respeito da genealogia e a divisão das línguas.
  5. Não há nenhuma contradição! O cap.10 é a descrição da genealogia do filhos de Noé e ele relata as nações que originaram deles, cada uma segundo a sua língua e nação (não haviam nações antes da torre de Babel).
  6. A torre de Babel pode ter acontecido na segunda geração pós-diluviana, onde ainda se falava uma só língua. A Bíblia não fala em qual geração aconteceu a divisão das línguas. Por tanto é expeculação da Bíblia do Cético dizer por exemplo, que a primeira geração cada uma falava uma língua diferente da outra.

Gostou deste artigo? Veja nossa seção de estudos!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *