sexta-feira , abril 19 2019
Breaking News
Home / Esboços de sermões / Quatro atitudes para você sair da zona de conforto

Quatro atitudes para você sair da zona de conforto

Zona de conforto é um lema difícil de se abordar, pois todo ser humano prefere ter o controle da situação ao andar “a deriva”; prefere “uma pássaro na mão do que dois voando”.

Contudo, a zona de conforto é um tema perigoso que precisa ser abordado e meditado, pois pode ser facilmente identificado como um obstáculo para o sucesso, uma pedra de tropeço entre você e o que Deus lhe planejou. Vamos abordar neste artigo, quatro pontos que você deve analisar sobre zonas de conforto.

1) Analise onde você está 

Se você está trabalhando no mesmo cargo da empresa há mais de dez anos, se está pagando a mesma dívida há muito tempo, se continua sofrendo por algo ou alguém por um longo período, saiba que é hora de fazer um autoexame sobre a sua vida. “E por que?” Porque nós não podemos alcançar o que sonhamos fazendo as mesmas coisas de sempre.

Precisamos analisar onde estamos e porque estamos na mesma situação. Faça uma reflexão: estou confortável com a condição de vida que tenho hoje? Tudo está a mil maravilhas para mim? Ou será que estou nessa “vidinha” porque tenho preguiça de correr atrás de algo melhor? Cuidado, a preguiça pode arruinar a sua vida. O preguiçoso morre de tanto desejar e de nunca pôr as mãos no trabalho. O dia inteiro ele deseja mais e mais, enquanto o justo reparte sem cessar” (Provérbios 21:25,26). Por isso nunca tenha preguiça de aprender algo novo. Vá em busca do que você deseja e isso fará de você uma pessoa mais interessante – não só na área profissional, mas também na sua vida sentimental e nos relacionamentos.

Não se apóie em desculpas, como: “Ah, mas isso é muito difícil”; “Não consigo, não tenho dinheiro”; “Eu até gostaria, mas estou muito velho(a) para isso”, etc. Se há uma coisa que Deus não aceita é a nossa desculpa!

Quando o Senhor chamou Moisés para libertar os israelitas das mãos de Faraó, qual foi a desculpa dele? Quem sou eu para apresentar-me ao faraó e tirar os israelitas do Egito?” (Êxodo 3:11), e a resposta de Deus foi: “Eu estarei com você!” (v.12). Da mesma forma aconteceu com o profeta Jeremias. A palavra do Senhor veio a ele, dizendo: “Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações” (Jeremias 1:4,5). Mas o profeta se desculpou: “Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem (v.6). E qual foi a resposta do Senhor? Não diga que é muito jovem. A todos a quem eu o enviar você irá e dirá tudo o que eu lhe ordenar. Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo, diz o Senhor” (v.7,8). Por isso levante-se de onde você está e creia que Deus te ajudará a vencer todos os desafios à sua frente, pois Ele estará contigo!

2) Enfrente aquilo que está te prendendo 

Se você não enfrentar os seus medos, eles continuarão crescendo. Se você estiver se perguntando o que as pessoas pensarão se você falhar em sua nova tentativa de mudar, você estará perdendo o foco da coisa que realmente importa. Você precisa se preocupar mais com o que Deus pensa a seu respeito do que qualquer outra pessoa! Vamos recorrer às palavras do apóstolo Paulo: “Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo (Gálatas 1:10). Chega um momento em que você precisa parar de se preocupar com a opinião das pessoas se quiser cumprir a vontade de Deus para a sua vida.

3) Esqueça o que ficou para trás

Se você limitar o seu futuro por causa do que aconteceu tempos atrás, você nunca conseguirá sair de sua zona de conforto. Você precisa parar de olhar para o espelho retrovisor da sua vida e acreditar que o melhor está por vir. Algumas pessoas nunca mudam de vida porque ficam se condenando pelos erros e pecados que cometeram um dia. Se você é uma delas, confie nessa promessa do Senhor: “Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados (Isaías 43:25). Como você pode ficar remoendo os seus pecados se nem Deus leva mais em conta? Deus não jogará seus erros passados na sua cara, mas o diabo irá. E ele só vai parar com isso se você permitir. Por isso, esqueça o que passou e siga em frente.

4) Mantenha sua motivação ao sair da zona de conforto

O que te dá motivação nos momentos de luta? sua família? seus amigos? Sua fé em Jesus Cristo? Descobrir o que te dá forças para seguir adiante é muito importante para te ajudar a sair da zona de conforto. E mais uma coisa: você precisa ter disposição e alegria ao longo da caminhada. Em Provérbios 17:22 está escrito: “O coração bem disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos.” Então, não se esqueça de que, por mais difícil que seja, se você manter-se motivado e alegre, não haverá obstáculos que conseguirão te impedir de sair da zona de conforto.

Temos um outro artigo que pode vir a calhar: dá certo ouvir a voz do coração?
Para este artigo, nos baseamos no texto do Pastor Antônio Junior

Gostou deste artigo? Quer aprender mais da bíblia? navegue pelos nossos menus e conheça nossa sessão “Compreendendo a Bíblia
Quer pedir algum artigo, ser nosso patrocinador ou nos enviar um “olá”? clique aqui

About Diego Duarte

Diego Duarte é presbítero na igreja Presbiteriana Renovada de Votorantim Trabalha com TI e é apaixonado pela bíblia e suas promessas.

Laia também

O Poder de Deus na minha fraqueza

Neste esboço falaremos um pouco sobre a galeria de heróis da fé, nossas fraquezas, e como buscar esperança em Deus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *