Segundas chances são essenciais para todos nós

Todos nós necessitamos de segundas chances. Elas nos permitem aprender, crescer e nos faz sermos cada vez melhores

Texto base: Lamentações, 3:19-23

Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do fel.Minha alma certamente disto se lembra, e se abate dentro de mim.Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei.As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.
Lamentações 3:19-23

Por que precisamos de segundas chances?

Imagine como seria o mundo sem segundas chances. Como seria a vida sem recomeçar, sem poder voltar atrás. Imagine se todas as suas decisões fossem definitivas e para sempre. Algumas consequências são de fato, definitivas, mas nós não somos condenados a ser a mesma pessoa pra sempre.
Abaixo listamos três razões (mas você pode certamente conseguir outras) pelas quais necessitamos de segundas chances.

VIDA VAZIA E SOLIDÃO

O primeiro ponto é que se não tivessem segunda chances, seria uma completa solidão. Afastaríamos de nós todos os que podem nos machucar. 
É inevitável que encontres com pessoas que temos relações gerem feridas… atos, gestos, padrões de comportamento. E nós então teríamos feito alguma coisa, ou nos comportado de alguma forma, por que nós nos teríamos expulsado de nossas vidas.
Imagine se não pudéssemos contar com o arrependimento.. com o perdão e com a reconciliação
Por que é isto que fazemos: pedimos que não leve em consideração algo que fizemos.. queremos voltar no tempo e queremos que aquilo não seja mais levado em conta. Me de uma nova oportunidade, me dê uma nova chance

TODOS OS RELACIONAMENTOS SERIAM SUPERFICIAIS

Se não tivéssemos segundas chances, todos os relacionamentos seriam superficiais, que não nos machucariam.  Viver  de relações superficiais e viver sozinho é a mesma coisa.

POR QUE ERRAMOS

Nós erramos por quê não fomos capazes de avaliar as informações, ou não tínhamos todas as informações. Nós erramos por que outra pessoa nos induziu ao erro. Nós acreditamos em suas palavras; muitas vezes erramos de forma coletiva.

SEGUNDAS CHANCES SÃO FUNDAMENTAIS
E esta capacidade de rever decisões, as circunstancias mudam, e
nós mudamos, e evoluímos. Segundas chances são fundamentais para nosso crescimento
É importante definir que nossos erros nem sempre são reversíveis, as vezes, ao errar, iniciamos um
processo que está fora de nosso controle, mas nós continuamos evoluindo e somos capazes de aprender com estes erros

QUERO TRAZER A MEMÓRIA AQUILO QUE ME DÁ ESPERANÇA – VERSO 3.21

Quem vivem em torno de lamentação vive em torno do passado, e quem vive de esperança vive em torno do futuro.
sim, temos que analisar, relembrar, e muitas vezes sentir a dor de novo do que passamos, escolhemos e erramos,
mas não podemos VIVER em torno disto.
Como eu vivo? Baseado nas misericórdias do Senhor que me produzem esperança
Sim, eu sei como cheguei aqui, mas não tenho que me lamentar o resto da vida por estar aqui.
Eu quero saber pra onde vou agora, pra onde preciso chegar, pra onde posso alcançar

O QUE É A MISERICÓRDIA DE DEUS?

Uma pequena explicação sobre Justiça, Misericórdia e Graça
Achei uma explicação legal do Pastor Ed Rene sobre o que não é Misericórdia…rsrs


Ex. Imagine que você e sua família irão fazer um piquenique em um parque. Reúnem todos os amigos, compram os comes e bebes e marcam a data.

Justiça: Pela justiça, você merece que chova e que caia um raio na sua cabeça. Deus manda isso. Justiça!

Misericórdia: você merece a chuva e o raio, mas Deus não manda nada. Algumas vezes você faz tudo errado, faz algo que você sabe que a casa vai cair….. mas de repente.. você vê que nada acontece… que o barulho é abafado, que há um contorno… e que no final as coisas dão certo… você fala: “Senhor, obrigado!” obrigado pela sua misericórdia, pela sua graça!

Graça: você merece tudo de ruim, mas vem um sol maravilhoso no seu piquenique, da tudo certo. Você olha e fala: Pai eu não mereço isso. Deus fala: sim, de fato você não merece, mas Deus escolhe te dar pq ele quer q vc e não te trata a forma q vc merece ou deixa de merecer. Eu te trato pela graça

ERRADO: Olhando assim, Misericórdia é uma certa “passividade” de Deus em meio aos nossos erros e pecados. É Deus não fazer nada. É Ele poder fazer algo, e não fazer

Como está deserta a cidade, antes tão cheia de gente! Como se parece com uma viúva, a que antes era grandiosa entre as nações! A que era a princesa das províncias agora tornou-se uma escrava.Chora amargamente à noite, as lágrimas rolam por seu rosto. De todos os seus amantes nenhum a consola. Todos os seus amigos a traíram; tornaram-se seus inimigos.Em aflição e sob trabalhos forçados, Judá foi levado ao exílio. Vive entre as nações sem encontrar repouso. Todos os que a perseguiram a capturaram em meio ao seu desespero.Os caminhos para Sião pranteiam, porque ninguém comparece às suas festas fixas. Todas as suas portas estão desertas, seus sacerdotes gemem, suas moças se entristecem, e ela se encontra em angústia profunda.
Lamentações 1:1-4

Neste texto que estamos lendo: Olhamos que a misericórdia de Deus são a causa de não sermos consumidos, ele fala na ótica debaixo do Juízo de Deus. Quando Jeremias está escrevendo ele esta numa situação em que o povo de israel merecia um raio na cabeça e Deus manda este raio na cabeça de Israel. Então me vem a mente:

Jeremias ta assistindo tudo isto, toda essa desgraça e no meio disto ele diz que a misericórdia não nos consome? Como é possível?
Misericórdia não é a passividade de Deus diante de nossos pecados. Misericórdia é a Ação de Deus que cria para nós a oportunidade de uma segunda chance.

Deus não fica parado. Ele poderia passar o polegar sobre Israel,, mas ele vai la e vira de cabeça pra baixo o mundo que israel construiu sem ele. Ele vai la e diz acorda! este caminho é de morte. Deus simplesmente acelera o tempo e faz com que todo o processo de morte passe mais rápido e israel se veja no chão. E agora sob o juízo de Deus, Israel olha pra trás e vê que aquele comportamento, aquele habito, aquelas ações, aquelas paixões que me trouxeram até aqui.
Aí o profeta diz Obrigado Deus, por que agora eu tenho futuro, por que o Senhor está me dando uma nova chance.Misericórdias são as ações de Deus para que nós tenhamos uma chance de nos reconciliarmos com Ele. É conceder a oportunidade de nos refazermos, nos enxergarmos, percebermos nossas situações, nossas escolhas e escolhermos novos caminhos e nos submetermos a novos processos de mudança. É isso que nos impede de sermos destruídos.
Antes de destruirmos a nós mesmos, Deus nos dá a oportunidade de nos reconstruirmos. Não é o que Deus Deixa de fazer, mas é o que DEUS FAZ, ele nos dá repetidas oportunidades de mudanças!É como se Deus dissesse: Diego, neste caminho vc vai morrer alí na frente, mude! se vc continuar assim, vc vai se lascar. Peça perdão, reconcilie-se. Abandone este habito, mude de estrada, mude de rota, construa essa relação de outro jeito, pois deste jeito, ali na frente acaba. Esse caminho vai ser destruição. Acorda!!
Esse chacoalhão de Deus é misericordia. Misericordia é esse ambiente em que vivemos e que nos dá segundas chances!

TODA MUDANÇA É VALIDA?

se mudarmos apenas na tragédia, apenas na obrigação: não muda, é mudado! É obrigado e mudar, foi forçado a mudar. Não teve outra alternativa, a não ser mudar. logo: não mudou!
 Vemos pessoas dizendo para seus parceiros: quando vc se casou comigo, vc sabia que eu era assim!. R. Sim, eu sabia que vc era assim, só não sabia q vc continuaria assim por 30 anos… rssr
Eu sou responsável pela minha mudança: e isso quer dizer que eu tenho a premissa de responder pela minha mudança. E o que Deus está me dizendo é que as misericórdias dele se renovam a cada manhã. Logo, ele me diz: Diego, hj eu renovei minhas misericórdias sobre vc, o que você fará de diferente? o que você fará com as novas chances que eu estou te dando?
Vai me dizer que vc vai continuar com a mesma atitude? vai me dizer q vai continuar mentindo? vai continuar com essa tratativa com seu pai, sua mãe, seu cônjuge da mesma forma? vai continuar esse cara improdutivo? vai continuar sem agregar nada a nada nem a ninguém?
Não espere que as circunstâncias, que a vida, q uma doença, que uma ação radical FORCE vc a mudar. Escolha mudar agora! antes que venham os maus dias, antes que tudo piore. Não deixe uma situação mudar vc, pois isso nem é considerado mudança.
A misericórdia de Deus é o chamado para que a gente mude: ANTES!
Não estou dizendo que obrigatoriamente vc tem algo a mudar, mas estou dizendo que vc deve se perguntar e perguntar a Deus se vc tem algo a mudar, e que vc precisa mudar

Mudar requer coragem, se ajoelhar e pedir sonda-me, conheces meu coração, ve se há em mim algum caminho mal e guia-me pelo caminho bom. Tem que ter coragem pra abrir mão do seu próprio querer e colocar todo o seu ser nas mãos do Pai.Acredite na possibilidade da mudança
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias.Salmos 23:6
imagine vc no caminho ruim e a bondade te perseguindo, a bondade e a misericórdia te perseguindo e vc fugindo com suas ações erradas
Deixe a misericórdia de Deus te alcançar, deixe ela te transformar

NÃO TENHA MEDO DA TRANSFORMAÇÃO DE DEUS
Não tenha medo da transformação de Deus. As vezes a gente não consegue acreditar que a gente vai ser melhor depois da mudança. Mas a biblia diz que a vontade do senhor é boa, perfeita e agradável
Não tenha medo de falar: Senhor, o que precisa mudar em mim? A vontade do Senhor é boa, perfeita e agradável

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:1,2

De novo: Deixe a misericórdia de Deus te alcançar, deixe ela te transformar e escolha mudar hj!
Por mais que vc diga q esta tentando mudar e não consegue, que não é fácil, que a vida e as circunstâncias não ajudam, tente novamente!  as misericórdias se renovaram esta manhã e se renovarão amanha de novo. Tente novamente!
Senão você vai fazer o quê: se entregar? vai jogar a toalha?

EXEMPLO DA DOENÇA E DA CURA

Imagine que há um local onde pessoas estão morrendo com uma doença e não ha tratativa. Um belo dia chega um grupo de médicos vindouros de outro local e traz o santo remédio.
Todos se perguntam: quer dizer que agora não haverá mais morte por esta doença? R. Não, não quer dizer que não haverá mais morte, quer dizer que o tratamento está disponível, mas vc terá que enfrentar filas, seguir a recomendação do médico, enfim.. pagar o preço para que o tratamento funcione.
Enquanto estamos vivos, ha a possibilidade de mudança. Deus nos deu mais um dia para tertarmos mudar!. Você está vivo? estão Deus está te dando mais uma chance pra mudar!!

PEÇA AJUDA E MUDE MESMO!Procure seu pastor, procure os presbíteros, procure um médico, procure um psicólogo,.. mas busque ajuda!!
Ouça o que as pessoas ao seu redor estão lhe dizendo com sabedoria, ouça seu pastor, frequente as reuniões de oração, de mulheres, de homens, PARTICIPE!!Ouça o feedback ao seu redor e pondere cada opinião, pode ser que elas estejam enxergando algo que você não esteja

ORE E MUDE!Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.Mateus 6:6
Olhe que interessante, quando oramos em nosso quarto, a biblia diz que Deus nos VÊ, e não OUVE. Isso nos mostra que muitas vezes nos faltarão palavras, ja teremos dito tudo, mas Deus olha nossas atitudes. Ele analisa todo o contexto
Não desperdice as misericórdias do Senhor, não desanime
E nesse 2019, eu não desejo pra você só um feliz ANO NOVO, mas eu desejo pra vc um feliz VOCÊ NOVO! que você possa alcançar essa mudança e ser uma pessoa melhor Por quê com um você novo, vc será capaz de enfrentar qualquer situação que venha e tenha esperança.
Por que quando você acordar amanhã, e depois de amanhã, e depois de amanhã, vc se lembrará que as misercórdias do Senhor foram renovadas novamente!
Que Deus abençoe a sua vida. Amém!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *