sábado , abril 20 2019
Breaking News
Home / Esboços de sermões / Vinho novo em odre novo

Vinho novo em odre novo

Neste esboço de sermão abordaremos uma aplicação ao texto de Lucas 5.37 sobre vinho novo em odre novo

Leitura: Lucas 5:30-39

30 E os escribas deles, e os fariseus, murmuravam contra os seus discípulos, dizendo: Por que comeis e bebeis com publicanos e pecadores?
31 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Não necessitam de médico os que estão sãos, mas, sim, os que estão enfermos;
32 Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento.
33 Disseram-lhe, então, eles: Por que jejuam os discípulos de João muitas vezes, e fazem orações, como também os dos fariseus, mas os teus comem e bebem?
34 E ele lhes disse: Podeis vós fazer jejuar os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles?
35 Dias virão, porém, em que o esposo lhes será tirado, e então, naqueles dias, jejuarão.
36 E disse-lhes também uma parábola: Ninguém tira um pedaço de uma roupa nova para a coser em roupa velha, pois romperá a nova e o remendo não condiz com a velha.
37 E ninguém deita vinho novo em odres velhos; de outra sorte o vinho novo romperá os odres, e entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão;
38 Mas o vinho novo deve deitar-se em odres novos, e ambos juntamente se conservarão.
39 E ninguém tendo bebido o velho quer logo o novo, porque diz: Melhor é o velho. 

Olhando para o versículo acima, me pego pensando no porquê Jesus dá essa enfade na qualidade do vinho e na qualidade do odre, lembrando que vinho novo em odre velho, rompe-se e estraga o odre e o vinho.
Para entendermos a parábola, precisamos entender o que um odre e como ele é feito

Odre no dicionário

Odre: s.m. Pele de bode cosida em forma de saco, para conservar e transportar líquidos.

Como o vinho era feito:

Após a uva se tornar suco, com o pisoteamento da uva e armazenagem do suco, o suco era então colocado dentro do Odre, pelo antigo pescoço do animal (a pele do pescoço era como se fosse a “boca da garrafa”.
Com o processo de fermentação, a pele era esticada até o seu limite, todo o colágeno (proteína responsável pela capacidade da pele esticar) era desgastado, levando a pele a não voltar ao seu estado normal.
Depois de alguns meses, 3 meses em média, a fermentação começava a voltar o odre ao normal, antes de ser esticada, contudo, sem colágeno, a pele do animal não poderia sofrer uma nova fermentação, pois estão se romperia. Por isso Jesus menciona que não se coloca vinho novo em odre velho, pois o odre velho não estica mais, e vai estourar, perdendo a pele e o vinho.

Pensando sobre o Odre e a resposta de Jesus, abordaremos 3 pontos que trataremos neste texto:

1. Quando Deus entra em nossas vidas, não podemos manter os velhos costumes, velhos hábitos, velhas manias.

O vinho é Jesus e o evangelho, e o odre somos nós.
A medida que o vinho (evangelho) entra em nossa vida, nós não podemos manter o velho homem, manter os velhos costumes, manter aquele homem desgastado que veio do mundo. Quando Jesus entra em nossa vida, ele entra com tudo novo: Nova perspectiva, novas alternativas, novo rumo, nova vida, nova visão, nova compreensão, novo ponto de vista, nova sabedoria. 
Se Jesus (o vinho) entrar em nossa vida, e nos mantermos velhos, odres velhos, odres que tendem a estragar o vinho; o evangelho (vinho) será estragado, alterado, perderá o sabor, perderá a essência, não durará, não será possível sua digestão, seu consumo apropriado, e se dermos aos outros, o vinho (evangelho) saído de nós, acabará fazendo mal, contaminando, outros odres (pessoas).
Para o vinho (evangelho) ser perfeitamente degustado, perfeitamente aproveitado, perfeitamente consumível, devemos nós, jogar todo o odre velho para trás, abandonar todos os costumes, toda nossa ideia humana mundana limitada sobre quem é Jesus, sobre quem é o evangelho, sobre quem é o Vinho, e nos fazer novamente, Novos servos, novos odres, novo recipiente para Jesus.
Se recebermos o vinho e misturarmos com nossos costumes, nossas crenças pessoais, nossa mundanidade, nosso pecado, nossos erros, nossas falhas, o evangelho perderá o sabor, e estragará o que resta de nós e estragará a maneira que o Evangelho é transmitido.
Eu penso nisso como o excesso de mundanismo dentro da igreja: Como Carnaval Gospel, Festa Junina Gospel, etc
Como fazer para se tornar um novo Odre? (buscar um renovo)

Salmos 51:10   
Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável. 

Atos 2:38
Pedro respondeu: Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.

Salmos 4:23
Acima de tudo, guarde o seu coração[10], pois dele depende toda a sua vida. 

Ezequiel 36: 26    
Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. 

2. O Vinho velho é bom, e nós gostamos disto.

No verso 39, Jesus diz que o vinho velho é melhor. Colocando isto em prática, começo a pensar em nossas vidas; onde nós, já Evangélicos muitas vezes, ou já crentes, ou já com nossa religião, temos a tendência a nos acostumar com nossa costumeira vida, com nossos hábitos. A nossa vida na igreja parece ficar arrumada, já organizada, já alinhada, e gostamos disto, pois temos uma sensação de conforto e acima de tudo, segurança!
Ex.:Nosso ministério continua sempre o mesmo. Não desejamos fazer coisas novas dentro da casa do Senhor ou fazer aulas de aperfeiçoamento, pois já está bom o que fazemos
Ou então já participamos do culto às vezes, já fazemos nosso “melhor”, não preciso ir além, pois já sou dizimista
Isto talvez seja o mais preocupante, pois o nosso encosto permite que o diabo ache brechas em nossas vidas e em nossos tempos livres.

3. Deus Permite que sejamos inquietados para que possamos nos fazer Novos

Vendo no exemplo do Odre, que quando um novo vinho é derramado, a pele estende-se até o final, indo até o seu limite. e a cada renovo de Jesus em nossa vida é assim também, novos limites são traçados, novo esforço requer-se de nós.
Morrendo a cada dia, temos que nos entregar todos os dias, escolher Deus todos os dias; desviar do pecado todos os dias, buscar renovo todo dia. Com isso, sempre que o novo vinho for derramado em nós, estaremos prontos para recebe-lo, para guarda-lo, e para manter a sua essência.
Trazendo isto para nossas vidas, penso que o odre somos nós, que muitas vezes nos acostumamos com o vinho velho, que já não incha mais pela fermentação, não exige que cheguemos aos nossos limites.

O vinho velho nos traz acomodação, tranquilidade, e nos acostumamos com isto.Neste momento é que Deus (penso eu) permite que sejamos incomodados.Nós cremos que Jesus está no controle, cremos que ele sabe o melhor para nós, e crendo nisso, sei que ele permite que alguns desconfortos entrem em nossa nossa vida, algumas coisas venham nos tirar do conforto, da mesmice.

Jó 42:2-6
(Jó diz ao Senhor)
2      Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado.
3      Tu perguntaste: “Quem é esse que obscurece o meu conselho sem conhecimento?”Certo é que falei de coisas que eu não entendia, coisas tão maravilhosas que eu não poderia saber.
4      Tu disseste: “Agora escute, e eu falarei; vou fazer-lhe perguntas, e você me responderá”.
5      Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram.
6      Por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza.

Jeremias 29-11-13
11      Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.
12      Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvi­rei.
13      Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.

Permita-se ir além dos seus limites: aceite novos desafios, busque novos horizontes, pois isto pode significar que Deus está derramando um novo Vinho em sua vida!


Gostou deste artigo? Quer aprender mais da bíblia? navegue pelos nossos menus e conheça nossa sessão “Compreendendo a Bíblia
Quer pedir algum artigo, ser nosso patrocinador ou nos enviar um “olá”? clique aqui

About Diego Duarte

Diego Duarte é presbítero na igreja Presbiteriana Renovada de Votorantim Trabalha com TI e é apaixonado pela bíblia e suas promessas.

Laia também

Segundas chances são essenciais para todos nós

Todos nós necessitamos de segundas chances. Elas nos permitem aprender, crescer e nos faz sermos cada vez melhores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *