Devocional Cristão: O que é e por que você deveria fazer

Devocional Cristão. Todos nós a medida que iniciamos nossa vida cristã e vamos nos enturmando e nos fixando em alguma igreja começamos a ouvir sobre “Devocionais”. Muitas vezes nos perguntamos o que de fato é um devocional e como devemos fazê-lo? Este artigo pretende responder estas perguntas. Boa leitura!

O que é devocional

Para começo de questão é importante sabermos o que é um devocional. Segundo o dicionário:

Com devoção; que expressa ou possui devoção, adoração ou admiração por algo ou alguém: para ela a dança é algo devocional.Relativo à devoção, ao sentimento religioso de adoração a Deus e aos santos: período devocional. [dicio]

Devocional é a demonstração da devoção e admiração por algo ou alguma coisa, normalmente relacionado com aspectos religiosos.

No âmbito religioso, devocional é o período de tempo que uma pessoa separa para se dedicar a Deus, ou seja, fazer orações, agradecimentos, leituras e discussões sobre a Bíblia.

Por norma, alguns cristãos dedicam algumas horas ou minutos do dia para declarar e enaltecer o amor por Deus, este momento é chamado de “devocional diário”. [Significados]

Com base acima podemos concluir que o devocional é o momento que você reserva para manifestar sua devoção/ admiração a Deus. O blog da Nazalivros traz uma definição que vale citar:

O devocional é o nome que se dá ao momento do dia em que é dedicado apenas para cuidar do seu relacionamento com Deus. Isto é, quando separamos um tempo para entrar em contato com o Senhor, meditar na Palavra, orar e adorar.

Blog Nazalivros

Devocional é bíblico?

Agora que já entendemos o que é Devocional, vamos à pergunta: A bíblia contém exemplos de devocionais? formas de fazê-lo? recomendações?

Sem dúvida que sim! Para irmos direto ao pontos, algumas referências:

Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.
2 Timóteo 3:15-17

Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo.
Atos dos Apóstolos 17:11

Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública da Escritura, à exortação e ao ensino.
1 Timóteo 4:13

Há vários outros exemplos, mas acredito que já deu pra ter uma ideia, certo? 😃

Como devo fazer o devocional?

Não há uma receita de bolo de como devemos fazer nosso devocional, mas algumas dicas podem ser bem vindas!

  • Estude a bíblia em grupos de estudos e com uma pessoa mais experiente, isto lhe trará uma série de benefícios quanto ao que estudar, algumas dúvidas, além de exercitarmos nossa comunhão com os irmãos
  • Anote, escreva, repita, guarde! Seja no papel ou no celular, mas anote de uma forma séria. Faça anotações que facilitem que você relembre o assunto.
  • Aprenda para ensinar. Quando nós buscamos aprender um assunto com a intenção de repassar, naturalmente fazemos mais questionamentos e buscamos extrair o máximo de informações
  • Tenha um tempo sozinho. Lembre-se de Mateus 6.6. Reserve um tempo particular para com Deus. Ore com calma, leia com calma, reflita. Tenha sua própria intimidade com Deus

Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.
Mateus 6:6

Com que frequência preciso fazer um devocional Cristão?

Esta é uma pergunta que particularmente eu gostaria que você mesmo respondesse. Pense comigo:

  • Com que frequência você precisa se relacionar com uma pessoa para se tornar e se manter íntimo dela?
  • Com que frequência você precisa estudar algo para que possa se aprofundar em conhecimento?
  • Com que frequência você faz atividades vitais, necessárias à sua vida?

Com base nas respostas acima, acredito que você tenha conseguido pensar em um número que você acredita ser um bom começo para iniciar seus devocionais!

Como estudar a bíblia

Para não repetirmos conteúdo, temos um artigo com alguns pontos importantes sobre como estudar a bíblia. Que tal dar uma lida e nos perguntar como podemos enriquecer seu estudo?

Conclusão

Espero que neste artigo tenhamos de dado um norte quando a porque fazer Devocional Cristão é importante. Ficou alguma dúvida? comente conosco ou nos mande um e-mail! Que Deus te abençoe!

Gostou deste artigo? Quer aprender mais da bíblia? navegue pelos nossos menus e conheça nossa sessão “Compreendendo a Bíblia
Quer pedir algum artigo, ser nosso patrocinador ou nos enviar um “olá”? clique aqui

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *